Um Guia Tecnológico de Recomendações para o desenvolvimento de aplicações para mulheres vulneráveis

  • Carla B. Diogo Universidade Federal do Pará
  • Viviane A. dos Santos Universidade Federal do Pará

Resumo


Com a pandemia causada pelo vírus Covid-19 diversos problemas sociais surgiram e também se agravaram pelo mundo, prejudicando principalmente muitas mulheres de classes sociais vulneráveis. Este trabalho apresenta um Guia Tecnológico voltado a desenvolvedores(as) de aplicações para mulheres, tendo em vista a contribuir para a educação digital das mesmas nas diversas tecnologias existentes, e assim contribuir para que o protagonismo feminino digital possa amenizar os impactos sofridos com a pandemia, e que consequentemente já estavam na sociedade há bastante tempo.

Palavras-chave: Inclusão, Mulher, Tecnologia

Referências

Agência Brasil. IBGE: desocupação no 1º trimestre foi puxada por Norte e Nordeste: dimensões de gênero na resposta. Rio de Janeiro, RJ, maio, 2021. Disponível em: [link]. Acesso em 23/03/2022.

G1Pará. Número de desempregados passa de 500 mil no 1º trimestre no Pará, aponta IBGE. Belém, PA, julho, 2021. Disponível em: [link]. Acesso em 20/03/2022.

IBGE. Censo de Tucuruí. Tucuruí, PA, 2017. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pa/tucurui/panorama. Acesso em 13/08/2021.

Kantamneni N. The impact of the COVID-19 pandemic on marginalized populations in the United States: A research agenda. J Vocat Behav. 2020;119:103439. doi:10.1016/j.jvb.2020.103439

Kitchenham, B., Charters, S. Guidelines for performing systematic literature reviews in software engineering. In: Technical report, Ver. 2.3 EBSE Technical Report. EBSE. 2007.

Ministério da Saúde. O que é a Covid-19?. Abril, junho, 2021. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/coronavirus/o-que-e-o-coronavirus. Acesso em 01/05/2022.

OIT Brasilia. Danos da COVID-19 a longo prazo: recuperação lenta do emprego e risco de aumento da desigualdade. Brasília, DF, junho, 2021. Disponível em: https://www.ilo.org/brasilia/noticias/WCMS_797490/lang--pt/index.htm. Acesso em 20/03/2022.

Oliveira, E. R. B. de, Gava, T., & Unbehaum, S. (2021). A educação STEM e gênero: uma contribuição para o debate brasileiro. Cadernos de Pesquisa [online]. 2019, v. 49, n. 171, pp. 130-159. Disponível em: https://doi.org/10.1590/198053145644

ONU Mulheres Brasil. Gênero e Covid-19 na América Latina e no Caribe: dimensões de gênero na resposta. Brasília, DF, março, 2020. Disponível em: [link]. Acesso em 20/03/2022.

Portal da Cidade de Tucuruí. Ambulantes de Tucuruí sofrem com queda nas vendas. Tucuruí, PA, maio, 2021. Disponível em: [link]. Acesso em 21/03/2022.

Santos, Boaventura de Souza. A cruel pedagogia do vírus Coimbra: Almedina, 2020. Disponível em: [link]. Acesso em 18/03/2022

Wolff, C., Minella, L., Lago, M., & Ramos, T. (2020). Pandemia na necroeconomia neoliberal/Pandemic in neoliberal necroeconomics. Estudos Feministas, 28(2), 1.
Publicado
16/05/2022
Como Citar

Selecione um Formato
DIOGO, Carla B.; SANTOS, Viviane A. dos. Um Guia Tecnológico de Recomendações para o desenvolvimento de aplicações para mulheres vulneráveis. In: WORKSHOP DE TESES E DISSERTAÇÕES EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (SBSI), 18. , 2022, Curitiba/PR. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 91-96. DOI: https://doi.org/10.5753/sbsi_estendido.2022.222743.