MedBe: Um Aplicativo Móvel para Agendamento Inovador de Consultas

Resumo


Este trabalho apresenta o aplicativo móvel MedBe, que conecta profissionais de saúde e bem estar (e.g., enfermagem, cuidador de idoso, psicologia, etc.) com pacientes que desejam agendar serviços. A principal inovação do MedBe é a possibilidade de agendamento de atendimentos sob demanda, através de um algoritmo de matching que aumenta a eficiência da busca para os pacientes, e amplia de maneira qualificativa o mercado para profissionais. Apresentamos as principais funcionalidades do aplicativo que está em operação e já conta com mais de 2.000 instalações e 350 solicitações. O público-alvo deste trabalho se beneficiará com insights de tecnologia e inovação no setor de saúde digital. Trabalhos futuros incluem a abordagem de aspectos de usabilidade, escalabilidade e implementação de técnicas de inteligência artificial.
Palavras-chave: Aplicativo Móvel, Aplicativo de Agendamento, Serviços de Saúde, Smartphone

Referências

CFP, C. F. d. P. (2022). A Psicologia brasileira apresentada em números. Disponível em: http://www2.cfp.org.br/infografico/quantos-somos/. Acessado: em Fev/2022.

COFEN (2021). Brasil perde ao menos um profissional de saúde a cada 19 horas para a Covid. Disponível em: https://abre.ai/cofen2021. Acessado: em Fev/2022.

COFEN, C. F. d. E. (2022). Enfermagem em Números. Disponível em: http://www.cofen.gov.br/enfermagem-em-numeros. Acessado: em Fev/2022.

Ortwein, E. (2019). TAM, SAM, SOM: Fundamental market size metrics. Business Models Essentials.

Quincozes, V., Quincozes, S., Kreutz, D., Mansilha, R., and Kazienko, J. (2022). A Mobile Application for on-Demand Scheduling of Health Services. In XVIII Brazilian Symposium on Information Systems, SBSI 2022, New York, NY, USA. Association for Computing Machinery

Ugalmugle, S. and Swain, R. (2020). Digital Health Market Size By Technology. Disponível em: https://www.gminsights.com/industry-analysis/digital-health-market. Acessado: em Fev/2022.

Publicado
16/05/2022
Como Citar

Selecione um Formato
QUINCOZES, Vagner E.; QUINCOZES, Silvio E.; KREUTZ, Diego; MANSILHA, Rodrigo B.; KAZIENKO, Juliano F.. MedBe: Um Aplicativo Móvel para Agendamento Inovador de Consultas. In: ENCONTRO DE INOVAÇÃO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (SBSI), 18. , 2022, Curitiba/PR. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 221-224. DOI: https://doi.org/10.5753/sbsi_estendido.2022.222259.