Aplicação da Metodologia Ativa de Aprendizagem da Sala de Aula Invertida no Ensino Remoto: um relato de experiências

Resumo

Este artigo apresenta um relato de experiências realizadas durante a aplicação da modalidade de ensino remoto, devido ao isolamento social provocado pela Pandemia de COVID-19. Durante os anos de 2020 e 2021, o ensino remoto foi adotado em todas as disciplinas do Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação. Esse relato apresenta a forma de aplicação da metodologia ativa de aprendizagem da sala de aula invertida, em quatro diferentes disciplinas. Os resultados foram satisfatórios, tanto no que se refere ao rendimento acadêmico quanto nas opiniões expressadas pelos alunos.

Referências

Bergmann, J. (2018) “Aprendizagem Invertida para resolver o Problema do Dever de Casa”. Porto Alegre: Penso.

Coradini, L. (2020) “Ensino remoto durante crise pandêmica agrava as desigualdades”. Sul 21, 2020. Disponível em: [link]. Acesso em: 20 mai. 2020.

Parreira, F. J.; Falkembach, G. A. M.; Silveira, S. R. (2018) “Construção de Jogos Educacionais Digitais e Objetos de Aprendizagem: um estudo de caso empregando Adobe Flash, HTML 5, CSS, JavaScript e Ardora”. Rio de Janeiro: Ciência Moderna.

Pereira, A. S.; Parreira, F. J.; Bertagnolli, S. C.; Silveira, S. R. (2017) “Metodologia da Aprendizagem em EaD”. Santa Maria, RS: UAB/NTE/UFSM, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/15809. Acesso em: 15 abr. 2020.

Silveira, S. R.; Vit, A. R. D.; Bertolini, C.; Parreira, F. J.; Cunha, G. B.; Bigolin, N. M. (2021). “Paradigmas de Programação: uma introdução”. Synapse: Belo Horizonte. Disponível em: [link]. Acesso em: 21 fev. 2022.

UFSM. Universidade Federal de Santa Maria (2021). “Calendário Acadêmico 2021/2”. Disponível em: [link]. Acesso em: 19 jul. 2021.
Publicado
2022-05-16
Como Citar
SILVEIRA, Sidnei Renato; VIT, Antonio Rodrigo Delepiane de; BERTOLINI, Cristiano. Aplicação da Metodologia Ativa de Aprendizagem da Sala de Aula Invertida no Ensino Remoto: um relato de experiências. Anais Estendidos do Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação (SBSI), [S.l.], p. 225-228, maio 2022. ISSN 0000-0000. Disponível em: <https://sol.sbc.org.br/index.php/sbsi_estendido/article/view/21594>. Acesso em: 18 maio 2024. doi: https://doi.org/10.5753/sbsi_estendido.2022.222278.
Seção
Fórum de Educação em Sistemas de Informação