Aplicação da Metodologia Ativa de Aprendizagem da Sala de Aula Invertida no Ensino Remoto: um relato de experiências
Resumo
Este artigo apresenta um relato de experiências realizadas durante a aplicação da modalidade de ensino remoto, devido ao isolamento social provocado pela Pandemia de COVID-19. Durante os anos de 2020 e 2021, o ensino remoto foi adotado em todas as disciplinas do Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação. Esse relato apresenta a forma de aplicação da metodologia ativa de aprendizagem da sala de aula invertida, em quatro diferentes disciplinas. Os resultados foram satisfatórios, tanto no que se refere ao rendimento acadêmico quanto nas opiniões expressadas pelos alunos.
Referências
Coradini, L. (2020) “Ensino remoto durante crise pandêmica agrava as desigualdades”. Sul 21, 2020. Disponível em: [link]. Acesso em: 20 mai. 2020.
Parreira, F. J.; Falkembach, G. A. M.; Silveira, S. R. (2018) “Construção de Jogos Educacionais Digitais e Objetos de Aprendizagem: um estudo de caso empregando Adobe Flash, HTML 5, CSS, JavaScript e Ardora”. Rio de Janeiro: Ciência Moderna.
Pereira, A. S.; Parreira, F. J.; Bertagnolli, S. C.; Silveira, S. R. (2017) “Metodologia da Aprendizagem em EaD”. Santa Maria, RS: UAB/NTE/UFSM, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/15809. Acesso em: 15 abr. 2020.
Silveira, S. R.; Vit, A. R. D.; Bertolini, C.; Parreira, F. J.; Cunha, G. B.; Bigolin, N. M. (2021). “Paradigmas de Programação: uma introdução”. Synapse: Belo Horizonte. Disponível em: [link]. Acesso em: 21 fev. 2022.
UFSM. Universidade Federal de Santa Maria (2021). “Calendário Acadêmico 2021/2”. Disponível em: [link]. Acesso em: 19 jul. 2021.