O Desenvolvimento do Pensamento Computacional no Ensino Fundamental na Perspectiva das dimensões dos Sistemas de Informação: Pessoas, organizações e procedimentos

  • Márcio Canedo de Oliveira Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Albert Rodrigues de Souza Catojo Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Antonio Alexandre Lima Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) https://orcid.org/0000-0001-5931-2891
  • Maria Augusta Silveira Netto Nunes Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) https://orcid.org/0000-0002-9061-6495

Resumo


Com o aumento dos debates acerca da integração entre tecnologia e meio social, tem crescido o número de pesquisas que abordam a inserção do Pensamento Computacional (PC) na Educação Básica. Este Mapeamento Sistemático da Literatura tem como objetivo identificar aspectos relativos ao PC no contexto das dimensões dos Sistemas de Informação, tais como pessoas, organizações e procedimentos, pontuando suas intersecções e como explorá-las. Para isso foram selecionados 60 dos 563 artigos obtidos nas buscas. Os resultados mostram um crescimento na disseminação do PC no Ensino Fundamental e uma melhora na inclusão digital e na resolução de problemas, além de sua multidisciplinaridade.

Palavras-chave: pensamento computacional, sistemas de informação, ciência da computação, ensino fundamental, educação básica

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Publicado
16/05/2022
OLIVEIRA, Márcio Canedo de; CATOJO, Albert Rodrigues de Souza; LIMA, Antonio Alexandre; NUNES, Maria Augusta Silveira Netto. O Desenvolvimento do Pensamento Computacional no Ensino Fundamental na Perspectiva das dimensões dos Sistemas de Informação: Pessoas, organizações e procedimentos. In: TEMAS EMERGENTES: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NA CULTURA CONTEMPORÂNEA - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (SBSI), 18. , 2022, Curitiba/PR. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 237-244. DOI: https://doi.org/10.5753/sbsi_estendido.2022.222625.