O Desenvolvimento do Pensamento Computacional no Ensino Fundamental na Perspectiva das dimensões dos Sistemas de Informação: Pessoas, organizações e procedimentos

  • Márcio Canedo de Oliveira Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Albert Rodrigues de Souza Catojo Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Antonio Alexandre Lima Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) https://orcid.org/0000-0001-5931-2891
  • Maria Augusta Silveira Netto Nunes Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) https://orcid.org/0000-0002-9061-6495

Resumo


Com o aumento dos debates acerca da integração entre tecnologia e meio social, tem crescido o número de pesquisas que abordam a inserção do Pensamento Computacional (PC) na Educação Básica. Este Mapeamento Sistemático da Literatura tem como objetivo identificar aspectos relativos ao PC no contexto das dimensões dos Sistemas de Informação, tais como pessoas, organizações e procedimentos, pontuando suas intersecções e como explorá-las. Para isso foram selecionados 60 dos 563 artigos obtidos nas buscas. Os resultados mostram um crescimento na disseminação do PC no Ensino Fundamental e uma melhora na inclusão digital e na resolução de problemas, além de sua multidisciplinaridade.

Palavras-chave: pensamento computacional, sistemas de informação, ciência da computação, ensino fundamental, educação básica

Referências

Blikstein, P. (2008). O pensamento computacional e a reinvenção do computador na educação. Disponível em: http://www.blikstein.com Acesso em: Janeiro/2022.

Bordini, A., Avila, C., Marques, M., Foss, L., & Cavalheiro, S. (2017, October). Pensamento computacional nos ensino fundamental e médio: uma revisão sistemática. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE) (Vol. 28, No. 1, p. 123).

Castells, Manuel. A sociedade em rede. 9. ed. rev. ampl. São Paulo: Paz e Terra, 2006. 698 p.

Ellul, Jacques. 1980. The technological system. Trans. Joachim Neugroschel. New York: Continuum.

Felizardo, K. R. Nakagawa, E. Y., Fabbri, S. C. P. F., Ferrari, F. C. (2017). Revisão sistemática da literatura em Engenharia de Software: teoria e prática. Elsevier, first edition.

Innis, Harold Adams. The Bias of Communication. 1951. Intro. Marshall McLuhan. Toronto: Univerity of Toronto Press, 1964.

Lévy, P.(1993). Astecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Tradução: Carlos Irineu da Costa. Rio de Janeiro: Ed. 34.

Ortiz, J.S.B., & Pereira, R. (2018, October). Um Mapeamento Sistemático Sobre as Iniciativas para Promover o Pensamento Computacional. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE) (Vol. 29, No. 1, p. 1093).

Petticrew, M., & Roberts, H. (2006). Systematic reviews in the social sciences: A practical guide.Malden, MA:Blackwell Publishing.

Petersen, K., Feldt, R., Mujtaba, S. & Mattsson, M. (2008). Systematic mapping studies in software engineering. In: 12th International Conference on Evaluation and Assessment in Software Engineering - EASE, vol. 17, no. 1, p. 1–10.

Pinto, Álvaro Vieira. O conceito de tecnologia, vol. 1. RJ: Contraponto, 2013.

Postman, Neil Technopoly the surrender of culture to technology / Neil Postman, p cm Originally published 1st ed New York Knopf, 1992 Includes bibliographical references and index ISBN 0-679-74540-8 (pbk ) 1 Technology—Social aspects I Title T14 5 P667 1993 303 48'3—dc2o 92-50584

Silva, I. D., Nunes, M. A. S. N. , Felizardo, K. E., Nakagawa, E. Y., Ferrari, F. C., Fabbri, S. C. P. F., & Júnior, J. H. S. (2018). Almanaque Para Popularização De Ciência Da Computação Série 6: Metodologia Científica e Tecnológica; Volume 7: Mapeamento Sistemático - PARTE 1. 1. ed. Porto Alegre: SBC, 2018. v. 7. 36p.

Wing, J. M. Computational thinking. Communications of the ACM, v. 49, n. 3, p. 33, 2006. Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação. https://sbsi2022.ct.utfpr.edu.br acesso em: 11/03/2022.

Wood, Robert & Bandura, Albert. (1989). Social Cognitive Theory of Organizational Management. Academy of Management Review. 14. 361-384. 10.5465/AMR.1989.4279067.
Publicado
16/05/2022
Como Citar

Selecione um Formato
OLIVEIRA, Márcio Canedo de; CATOJO, Albert Rodrigues de Souza; LIMA, Antonio Alexandre; NUNES, Maria Augusta Silveira Netto. O Desenvolvimento do Pensamento Computacional no Ensino Fundamental na Perspectiva das dimensões dos Sistemas de Informação: Pessoas, organizações e procedimentos. In: TEMAS EMERGENTES: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NA CULTURA CONTEMPORÂNEA - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (SBSI), 18. , 2022, Curitiba/PR. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 237-244. DOI: https://doi.org/10.5753/sbsi_estendido.2022.222625.