Algoritmo Desumano: reflexões sobre a formação acadêmica dos egressos dos cursos de computação e as possíveis contribuições das humanidades digitais nessa formação
Resumo
Este artigo reflete sobre a formação acadêmica dos egressos dos cursos de computação no Brasil, a partir do impacto negativo que os algoritmos de aplicativos de delivery causaram no trabalho dos entregadores e provocaram uma grande repercussão social. Analisa as contribuições da Sociedade Brasileiro de Computação para um novo currículo para as graduações relacionadas a computação e conclui que as humanidades digitais
Referências
Berry, D. M.; Fagerjord, A.(2017) “Digital Humanities: Knowledge and Critique in a Digital Age”. Wiley.
Bruno, F.(2018). A economia psíquica dos algoritmos: quando o laboratório é o mundo. NEXO Jornal, Brasil, p. 1-3, 12 jun. 2018.
Jornal do Brasil, 19 de abril de 2021.(2021) Disponível em: [link]) Último acesso: 28/04/2022
MEC (2016). Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Computação (DCN16). Resolução CNE/CES nº 5, de 16 de novembro de 2016.
Mundo Conectado. Publicação Online.(2022) Disponível em: [link]. 2022 Último acesso: 28/04/2022.
Zorzo, A. F.; Nunes, D.; Matos, E.; Steinmacher, I.; Leite, J.; Araujo, R. M.; Correia, R.; Martins, S. (2017) “Referenciais de Formação para os Cursos de Graduação em Computação”. Sociedade Brasileira de Computação (SBC). 153p. ISBN 978-85-7669-424-3.