SUSi-Carioca: Chatbot de pós-atendimento de consultas no SUS utilizando práticas de Linguagem Simples

Resumo


Os pacientes da rede de saúde pública brasileira têm dificuldades na obtenção de informações antes, durante e pós-consultas médicas. Mesmo quando recebem informações, a dificuldade em entendê-las impede o acesso destes pacientes aos serviços disponíveis. Este trabalho visa analisar este problema na visão do cidadão que é usuário dos sistemas de saúde da rede pública de saúde e propor uma aplicação que possa reduzir as dificuldades encontradas por este público. Considerando as práticas da Linguagem Simples, foi desenvolvido um sistema de chatbot com uso de inteligência artificial fazendo integração com o Whatsapp e simulando os dados dos usuários da rede do Sistema Único de Saúde, SUS buscando demonstrar o quanto o acesso a estas informações pode ser facilitado.

Palavras-chave: Linguagem Simples, Chatbot, Inteligência Artificial

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Publicado
29/05/2023
FONTAINHA, Thalles C.; SILVA, Nilson J.; CAPPELLI, Claudia. SUSi-Carioca: Chatbot de pós-atendimento de consultas no SUS utilizando práticas de Linguagem Simples. In: CONCURSO DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (SBSI), 19. , 2023, Maceió/AL. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 38-47. DOI: https://doi.org/10.5753/sbsi_estendido.2023.229117.