SIGMA Net Zero: Um Sistema de Contabilização da Pegada de Carbono e Gestão das Emissões de Gases de Efeito Estufa
Resumo
Este trabalho apresenta o projeto de sistema de informação (SI) para contabilidade da pegada de carbono corporativa e gestão de emissões de gases de efeito estufa. O SI, denominado SIGMA Net Zero, foi elaborado para ser utilizado inicialmente no mercado de energia e processos industriais. Para isso, o projeto foi modelado utilizando o framework The Open Group Architecture Framework (TOGAF). Foram mapeadas as oportunidades de mercado e a relevância para a sua utilização. O SIGMA Net Zero apoiará empresas que desejam reduzir ou zerar as emissões de gases de efeito estufa (GEE). As principais inovações do SIGMA Net Zero envolvem a contabilização de emissões por escopo; predição de emissões utilizando inteligência artificial; planejamento de metas de redução de emissões; recomendação de projetos; alertas de desvios entre planejado e realizado; e relatório de emissões evitadas. O sistema tem como missão colaborar para redução do aquecimento global pela gestão integrada de emissões de GEE.
Referências
Josey, A., Lankhorst, M., Band, I., Jonkers, H. e Quartel, D. (2016). An introduction to the archimate® 3.0 specification. White Paper from The Open Group.
Monzoni, M. (2008). Contabilização, quantificação e publicação de inventários corporativos de emissões de gases de efeito estufa. Technical report, Centro de Estudos em Sustentabilidade (FGVces).
Ortwein, E. (2019). Tam, sam, som: Fundamental market size metrics. Business Models Essentials.
Schaltegger, S. e Csutora, M. (2012). Carbon accounting for sustainability and management. status quo and challenges. Journal of Cleaner Production, 36:1–16. Climate Accounting and Sustainability Management.
Stechemesser, K. e Guenther, E. (2012). Carbon accounting: a systematic literature review. Journal of Cleaner Production, 36:17–38.