GeoRadar: Inovação na Investigação pelo Ministério Público Federal com Dados Geolocalizados

Resumo


Este artigo apresenta a inovação no âmbito do Ministério Público Federal com o Georadar, um sistema de informação com dados geolocalizados utilizado pela Secretaria de Perícia, Pesquisa e Análise para investigação com cruzamento de dados e geração de relatórios para procedimentos judiciais e extrajudiciais. O Georadar foi desenvolvido em parceria com a Universidade Federal de Lavras, com a disponibilização de sistema com mapas interativos com cruzamento de dados de diversas bases de dados, e já tem impacto em investigações de grande relevância, como identificação de áreas com invasão de terra e garimpo ilegal na Amazônia.

Palavras-chave: Sistema de Informação Geográfico, Fiscalização, Meio Ambiente

Referências

Ministério Público Federal (2022). Lançamento do georadar - nova plataforma de georreferenciamento da sppea. Disponível online em [link], último acesso em 16/02/2023.

Rede Globo (2023). Ferramenta virtual ajuda MPF a combater invasões de terra e garimpo ilegal na Amazônia. Disponível online em [link], último acesso em 16/02/2023.
Publicado
29/05/2023
Como Citar

Selecione um Formato
MELCHIORI, Ana Paula Piovesan; SCOLFORO, José Roberto Soares; TERRA, Ricardo; FREIRE, André Pimenta; ALBUQUERQUE, Ana Carolina Lucas dos Santos de; BRAGA, Bruno Conrad; PUCCI, Mario Alberto Lieggio. GeoRadar: Inovação na Investigação pelo Ministério Público Federal com Dados Geolocalizados. In: TRILHA DE INDÚSTRIA E INOVAÇÃO EM SI - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (SBSI), 19. , 2023, Maceió/AL. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 108-110. DOI: https://doi.org/10.5753/sbsi_estendido.2023.229396.