Análise Sobre Viés de Gênero no Youtube: um Estudo sobre as Eleições Brasileiras de 2018 e 2022
Resumo
Este trabalho propôs um método para investigar a presença de viés de gênero através da análise do engajamento e sentimento dos comentários em vídeos do YouTube que mencionam homens ou mulheres no título ou na descrição. Os cenários de estudo abrangem as eleições brasileiras de 2018 e 2022, focando nos cargos de presidente, governador e senador. A análise quantitativa, validada estatisticamente pelo teste de chi-quadrado, revelou um maior engajamento em vídeos com homens, acompanhado por uma predominância de sentimentos negativos nos vídeos com mulheres. O método demonstrou eficácia na detecção de viés de gênero, sendo replicável em diferentes contextos, representando, assim, uma contribuição social em termos de valores humanos.
Referências
Greenwood, P. E. and Nikulin, M. S. (1996). A guide to chi-squared testing, volume 280. John Wiley & Sons.
IBGE (2018). Coordenação de População e Indicadores Sociais. Estatísticas de gênero: indicadores sociais das mulheres no Brasil. n. 38. IBGE, Rio de Janeiro. Acesso em: 17/03/2023.
Kappaun, A. and Oliveira, J. (2023). Análise sobre viés de gênero no youtube: Um estudo sobre as eleições presidenciais de 2018 e 2022. In Anais do XII Brazilian Workshop on Social Network Analysis and Mining, pages 127–138, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC
Media, K. I. (2021). Consumo de vídeo bate recorde no brasil. [link]. Acesso em: 01/03/2022
O. Plath, H., O. Paiva, M. E., L. Pinto, D., and D. P. Costa, P. (2022). Detecção de discurso de ódio contra mulheres em textos em português brasileiro: Construção da base mina-br e modelo de classificação. Revista Eletrônica de Iniciação Científica em Computação, 20(3)
Pérez, J. M., Giudici, J. C., and Luque, F. (2021). pysentimiento: A python toolkit for sentiment analysis and socialnlp tasks. arXiv preprint arXiv:2106.09462.
Social, W. A. (2023). Digital 2023.
Stechemesser, A., Wenz, L., and Levermann, A. (2020). Corona crisis fuels racially profiled hate in social media networks. EClinicalMedicine, 23.
Sirius, A. (2019). Das fake news aos discursos de ódio: Uma análise à luz da constituição cidadã nas mídias sociais.
Wegener, C., Prommer, E., and Linke, C. (2020). Gender representations on youtube: The exclusion of female diversity. M/C Journal, 23(6)
Wotanis, L. and McMillan, L. (2014). Performing gender on youtube: How jenna marbles negotiates a hostile online environment. Feminist Media Studies, 14(6):912–928.