Fatores Sociais e Humanos na Gerência de Requisitos em Ecossistemas de Software: Resumo Estendido – CTDSI/CTCCSI 2024

Resumo


Em ecossistemas de software (ECOS), a gerência de requisitos requer a cooperação e interação de múltiplos atores (i.e., organização central, usuários finais e desenvolvedores externos). Assim, é essencial considerar os fatores sociais e humanos (FSH) ao realizar as atividades da gerência de requisitos em ECOS. Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo identificar quais FSH influenciam as atividades da gerência de requisitos em ECOS. Para isso, foram conduzidos uma rapid review e um estudo de campo por meio de entrevistas semiestruturadas com profissionais que atuam na gerência de requisitos em ECOS. As descobertas resultaram na construção de um framework de ação para entender e melhorar os FSH nas atividades da gerência de requisitos em ECOS, além da instanciação de uma ferramenta com os componentes do framework. Ao final, foi conduzida uma avaliação do framework por meio de um grupo focal com 5 especialistas em gerência de requisitos, ECOS e FSH em engenharia de software, resultando na versão final do framework, intitulado SHFiRM-SECO. O SHFiRM-SECO fornece uma referência para os profissionais de requisitos e organizações centrais que desejam criar ambientes de trabalho mais produtivos e eficazes para os profissionais envolvidos na gerência de requisitos em ECOS. Além disso, os resultados auxiliarão os pesquisadores a refinar e explorar o framework em diversos contextos futuros (em ECOS híbrido, aberto e fechado). Este trabalho contribui para a área de sistemas de informação, pois engloba estudos que abordam três pilares essenciais: as pessoas, considerando os FSH dos atores em ECOS; os processos, relacionados às atividades da gerência de requisitos; e a tecnologia, vinculada a ECOS.
Palavras-chave: Ecossistemas de Software, Gerência de Requisitos, Fatores Sociais e Humanos em Engenharia de Software

Referências

Boscarioli, C., Araujo, R. e Suzana, R. (2017). I Grandsi-br Grand Research Challenges in Information Systems in Brazil 2016-2026.

Gonçalves, R. (2023). Fatores sociais e humanos na gerência de requisitos em ecossistemas de software. Dissertação de mestrado, PPGI/UNIRIO, Rio de Janeiro - Brasil.

Hidellaarachchi, D., Grundy, J., Hoda, R. e Madampe, K. (2022). The effects of human aspects on the requirements engineering process: A systematic literature review. IEEE Transactions on Software Engineering, 48:2105–2127.

Machuca-Villegas, L., Gasca-Hurtado, G. P., Puente, S. M. e Tamayo, L. M. R. (2022). Perceptions of the human and social factors that influence the productivity of software development teams in colombia: A statistical analysis. Journal of Systems and Software, 192:1–24.

Mehmood, Faisal e Zulfqar, S. (2021). Effect of human related factors on requirements change management in offshore software development outsourcing: A theoretical framework. Soft Computing and Machine Intelligence, 1:36–52.
Publicado
20/05/2024
GONÇALVES, Rodrigo Feitosa; MALCHER, Paulo; SANTOS, Rodrigo Pereira dos. Fatores Sociais e Humanos na Gerência de Requisitos em Ecossistemas de Software: Resumo Estendido – CTDSI/CTCCSI 2024. In: CONCURSO DE TESES E DISSERTAÇÕES EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (SBSI), 20. , 2024, Juiz de Fora/MG. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 117-119. DOI: https://doi.org/10.5753/sbsi_estendido.2024.238624.