Design Ético na Educação Básica – Adequando Sistemas de Informação às Necessidades de Crianças e Adolescentes

  • George Valença UFRPE
  • Steffano Pereira UFRPE
  • Maria Eduarda Rebelo UFRPE

Resumo


O avanço das Big Techs na educação promove um cenário de plataformização, com práticas de vigilância e extração de dados. Este estudo, uma parceria da UFRPE com o Instituto Alana, propõe um guia de design ético para a softwares na educação. A metodologia adotada envolveu fases de análise de literatura cinza, categorização de práticas e refinamento conjunto com especialistas. Como resultado, houve a definição de 78 práticas organizadas em 10 categorias, como governança, proteção de dados e inteligência artificial. Esta pesquisa busca fortalecer a proteção infantil e promover soluções educacionais responsáveis no mercado de tecnologia.

Referências

UNESCO (2023) “An ed-tech tragedy? Educational technologies and school closures in the time of COVID-19”, United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization, Paris/France.

POLITO, Vinícius et al. (2022) “On the compliance of platforms with children’s privacy and protection requirements – An analysis of TikTok”. In: International Conference on Software Business. Springer International Publishing, p. 85-100.

MEC (2023) “Política Nacional de Educação Digital – PNED”. Disponível em [link]

NIC.BR (2024) “TIC Kids Online Brasil – 2024”. CETIC.BR. Disponível em: [link]

WEF, World Economic Forum (2022) “Artificial Intelligence for Children”. Disponível em: [link]
Publicado
19/05/2025
VALENÇA, George; PEREIRA, Steffano; REBELO, Maria Eduarda. Design Ético na Educação Básica – Adequando Sistemas de Informação às Necessidades de Crianças e Adolescentes. In: TRILHA DE INDÚSTRIA E INOVAÇÃO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (SBSI), 21. , 2025, Recife/PE. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 181-185. DOI: https://doi.org/10.5753/sbsi_estendido.2025.246943.