Proposta de Framework de Intervenção Gamificada para o Combate à Procrastinação
Resumo
A procrastinação é um comportamento persistente e prejudicial que impacta negativamente diversos aspectos da vida pessoal, acadêmica e profissional. Devido à sua complexidade, superar esse hábito representa um grande desafio. Tecnologias digitais, especialmente sistemas de informação e aplicativos persuasivos com elementos de gamificação, têm se mostrado alternativas promissoras para auxiliar no combate à procrastinação. Esta pesquisa propõe um framework para o desenvolvimento de sistemas de informação gamificados voltados à autorregulação e ao aumento da produtividade. O objetivo é fornecer uma estrutura de apoio para desenvolvedores, facilitando a criação de soluções eficazes e alinhadas às necessidades e expectativas dos usuários. Espera-se que esse framework contribua para a disseminação de intervenções tecnológicas mais acessíveis e motivadoras, promovendo mudanças comportamentais sustentáveis.Referências
Alblwi, A., Stefanidis, A., Phalp, K., e Ali, R. (2019). Procrastination on social networks: Types and triggers. In 2019 6th International Conference on Behavioral, Economic and Socio-Cultural Computing (BESC), pages 1–7.
Andreae, H., Durrant, A., e Kyffin, S. (2019). Recommendations when Designing to Address Procrastination: A Psychological Perspective. Open Access Te Herenga Waka-Victoria University of Wellington.
Costa, M., Gorgônio, A., Gorgônio, F., Vale, K., e Guerra, F. (2023). Utilização de técnicas de gamificação para motivar a realização de atividades complementares em ambiente universitário. In Anais do VIII Congresso sobre Tecnologias na Educação, pages 360–369, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Diefenbach, S. e Müssig, A. (2019). Counterproductive effects of gamification: An analysis on the example of the gamified task manager habitica. International Journal of Human-Computer Studies, 127:190–210. Strengthening gamification studies: critical challenges and new opportunities.
Fuks, H., Raposo, A., Gerosa, M. A., Pimental, M., e Lucena, C. J. (2008). The 3c collaboration model. In Encyclopedia of E-collaboration, pages 637–644. IGI Global.
Madrid, M. A. C. e de Jesus, D. M. A. (2021). Towards the design and development of an adaptive gamified task management web application to increase student engagement in online learning. In Sottilare, R. A. e Schwarz, J., editors, Adaptive Instructional Systems. Design and Evaluation, pages 215–223, Cham. Springer International Publishing.
Mutter, A., Küchler, A.-M., Idrees, A., Kählke, F., Terhorst, Y., e Baumeister, H. (2023). Studicare procrastination - randomized controlled non-inferiority trial of a persuasive design-optimized internet- and mobile-based intervention with digital coach targeting procrastination in college students. BMC Psychology, 11.
Peffers, K., Tuunanen, T., Rothenberger, M., e Chatterjee, S. (2007). A design science research methodology for information systems research. Journal of Management Information Systems, 24:45–77.
Pereira, J. e Díaz, O. (2021). Struggling to keep tabs on capstone projects: A chatbot to tackle student procrastination. ACM Trans. Comput. Educ., 22(1).
Steel, P. (2007). The nature of procrastination: a meta-analytic and theoretical review of quintessential self-regulatory failure. psychol bull 133: 65-94. Psychological bulletin, 133:65–94.
Andreae, H., Durrant, A., e Kyffin, S. (2019). Recommendations when Designing to Address Procrastination: A Psychological Perspective. Open Access Te Herenga Waka-Victoria University of Wellington.
Costa, M., Gorgônio, A., Gorgônio, F., Vale, K., e Guerra, F. (2023). Utilização de técnicas de gamificação para motivar a realização de atividades complementares em ambiente universitário. In Anais do VIII Congresso sobre Tecnologias na Educação, pages 360–369, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Diefenbach, S. e Müssig, A. (2019). Counterproductive effects of gamification: An analysis on the example of the gamified task manager habitica. International Journal of Human-Computer Studies, 127:190–210. Strengthening gamification studies: critical challenges and new opportunities.
Fuks, H., Raposo, A., Gerosa, M. A., Pimental, M., e Lucena, C. J. (2008). The 3c collaboration model. In Encyclopedia of E-collaboration, pages 637–644. IGI Global.
Madrid, M. A. C. e de Jesus, D. M. A. (2021). Towards the design and development of an adaptive gamified task management web application to increase student engagement in online learning. In Sottilare, R. A. e Schwarz, J., editors, Adaptive Instructional Systems. Design and Evaluation, pages 215–223, Cham. Springer International Publishing.
Mutter, A., Küchler, A.-M., Idrees, A., Kählke, F., Terhorst, Y., e Baumeister, H. (2023). Studicare procrastination - randomized controlled non-inferiority trial of a persuasive design-optimized internet- and mobile-based intervention with digital coach targeting procrastination in college students. BMC Psychology, 11.
Peffers, K., Tuunanen, T., Rothenberger, M., e Chatterjee, S. (2007). A design science research methodology for information systems research. Journal of Management Information Systems, 24:45–77.
Pereira, J. e Díaz, O. (2021). Struggling to keep tabs on capstone projects: A chatbot to tackle student procrastination. ACM Trans. Comput. Educ., 22(1).
Steel, P. (2007). The nature of procrastination: a meta-analytic and theoretical review of quintessential self-regulatory failure. psychol bull 133: 65-94. Psychological bulletin, 133:65–94.
Publicado
19/05/2025
Como Citar
PEREIRA, Milena Batalha; CLASSE, Tadeu Moreira de.
Proposta de Framework de Intervenção Gamificada para o Combate à Procrastinação. In: TRILHA DE TEMAS, IDEIAS E RESULTADOS EMERGENTES EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (SBSI), 21. , 2025, Recife/PE.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2025
.
p. 236-240.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbsi_estendido.2025.246821.
