QRDomDiogo: um app de auxílio aos visitantes do Museu Dom Diogo de Souza
Resumo
A evolução tecnológica tem possibilitado cada vez mais formas de acesso e disseminação da informação nos mais diversos contextos. Dentro da perspectiva museológica, cada vez mais as instituições estão buscando se adequar e incorporar estratégias de otimização e popularização de suas informações. Neste sentido o presente estudo teve como objetivo norteador o desenvolvimento de uma aplicação para realizar a leitura das peças do acervo do Museu Dom Diogo de Souza na cidade de Bagé/RS. O aplicativo faz uso da tecnologia QRCode que é capaz de ler informações previamente gravadas em códigos de barra bidimensionais. Através de uma metodologia ágil Scrum, cujo foco é a otimização do tempo, a aplicação foi desenvolvida utilizando plataformas e bibliotecas gratuitas. O aplicativo denominado QRDomDiogo já possui uma primeira versão que está prestes a ser disponibilizada para avaliações heurísticas e que servirá para prospectar ações futuras permitindo a melhoria da interface principal.
Palavras-chave:
Acervo Museológico, Código Bidimensional, Tecnologias de Informação e Comunicação.
Publicado
04/06/2018
Como Citar
BRAGA, Leonardo Spuldar; PAZ, Fábio Josende; ISMÉRIO, Clarisse ; LEITE, Márcia Cristina D.; SOUZA, Denizar Silveira de; MILANO, Josiellen Navarrina.
QRDomDiogo: um app de auxílio aos visitantes do Museu Dom Diogo de Souza. In: WORKSHOP DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (SBSI), 14. , 2018, Caxias do Sul.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2018
.
p. 1-4.