Gestão de Processos e Tecnologia da Informação: Aplicação da Metodologia Business Process Management para Automatização de Processos

  • Paula Rodrigues Scholant Universidade da Região da Campanha
  • Fábio Josende Paz Universidade da Região da Campanha

Resumo


Na busca de acompanhar as mudanças exigidas pelo mercado as organizações necessitam desenvolver ideias inovadoras que impulsionam seu desenvolvimento organizacional. A utilização da tecnologia da informação implica em mudanças culturais nas organizações tornando-as flexíveis, mutáveis e inovadoras. O presente artigo aplicou a metodologia Business Process Management com ênfase na automatização de processos realizados em uma Instituição de Ensino Superior. A pesquisa caracteriza-se como descritiva e exploratória, a coleta de dados foi realizada através de reuniões com os gestores dos setores envolvidos nos processos analisados. Para avaliação da perceção dos novos processos implementados foram realizadas entrevistas com quatro gestores da Instituição. Entre os principais resultados o alto índice de satisfação do público alvo na automatização dos processos devido a redução de trabalho disponibilizando tempo para realização de outras atividades organizacionais. Com isso, a aplicação da metodologia aliada a tecnologia mostrou-se eficaz atingindo o objetivo do estudo.
Palavras-chave: gestão de processos- tecnologia da informação -automatização de processos
Publicado
04/06/2018
Como Citar

Selecione um Formato
SCHOLANT, Paula Rodrigues; PAZ, Fábio Josende. Gestão de Processos e Tecnologia da Informação: Aplicação da Metodologia Business Process Management para Automatização de Processos. In: WORKSHOP DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (SBSI), 14. , 2018, Caxias do Sul. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . p. 12-15.