Detecção semântica de efeitos colaterais na Internet das Coisas

  • Luis Jesus Univeridade Federal da Bahia
  • Daniela Claro Univeridade Federal da Bahia

Resumo


A evolução dos dispositivos e o aumento do poder computacional permitiram a construção de vários dispositivos inteligentes. Várias empresas evoluíram seus equipamentos, protocolos de comunicação e arquitetura de hardware e software gerando um conjunto de tecnologias proprietárias sem padronização, o que dificulta a comunicação entre os dispositivos. Arquiteturas, plataformas e estruturas foram propostas para fornecer interoperabilidade entre dispositivos heterogêneos. Isoladamente, um dispositivo pode fornecer uma funcionalidade que atenda parcialmente aos requisitos de um usuário, por isso é necessário compor os dispositivos para fornecer a funcionalidade desejada. Embora a composição possa ser tratada por um conjunto de dispositivos, ela pode freqüentemente causar efeitos colaterais indesejáveis, gerando problemas para os dispositivos envolvidos. Assim, o objetivo deste trabalho é analisar os efeitos colaterais entre dispositivos em ambientes inteligentes, com o objetivo de desenvolver um método para detectar semanticamente os efeitos colaterais na composição dos dispositivos.
Palavras-chave: Efeitos Colaterais, Interoperabilidade Semântica, Dispositivos heterogêneos, Smart Devices, Internet das Coisas
Publicado
04/06/2018
Como Citar

Selecione um Formato
JESUS, Luis; CLARO, Daniela. Detecção semântica de efeitos colaterais na Internet das Coisas. In: WORKSHOP DE TESES E DISSERTAÇÕES EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (SBSI), 14. , 2018, Caxias do Sul. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . p. 105-107.