Explicando a comunicação no software distribuído Equipes de desenvolvimento: uma proposta de pesquisa para construir uma nova teoria

  • Nelson Sá Universidade Federal do Pernambuco
  • Ivadir Junior Universidade Federal do Pernambuco
  • Hermano Moura Universidade Federal do Pernambuco

Resumo


Contexto: A comunicação desempenha um papel essencial no desenvolvimento profissional de software, sendo um dos pilares dessa atividade colaborativa. A comunicação também é um dos principais desafios no desenvolvimento de software distribuído (DSD), em que aspectos como distâncias geográficas, culturais e temporais podem dificultar o processo comunicativo. Mas apesar da extensa literatura na área de DSD, pouco foi teorizado sobre como explicar a comunicação neste contexto. Objetivo: Este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de pesquisa de doutorado para explicar a comunicação em equipes de DSD, propondo uma nova teoria da comunicação. Método: Uma pesquisa da The Grounded Theory (GT) como nossa principal escolha metodológica. Resultados: Apresentamos os resultados preliminares de uma revisão de literatura não extensiva. Conclusão: Concluímos preliminarmente que uma nova e específica teoria da comunicação no DSD pode ter seu lugar na literatura.
Palavras-chave: Comunicação, Desenvolvimento de software distribuído, Gestãode Projeto
Publicado
04/06/2018
Como Citar

Selecione um Formato
SÁ, Nelson; JUNIOR, Ivadir; MOURA, Hermano. Explicando a comunicação no software distribuído Equipes de desenvolvimento: uma proposta de pesquisa para construir uma nova teoria. In: WORKSHOP DE TESES E DISSERTAÇÕES EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (SBSI), 14. , 2018, Caxias do Sul. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . p. 114-117.