Princípios do aprendizado baseado em projetos ágeis para lidar com a educação em programação de computadores no ensino superior do Sistema Brasileiro de Informação

  • Alexandre  Grotta Universidade de São Paulo
  • Edmir Prado Universidade de São Paulo

Resumo


Ensino e aprendizagem de programação de computadores (TL-PROG) é um sujeito fundamental ao Bacharel em Análise de Sistemas e relacionado cursos de graduação. Em geral, ensinar programação usando métodos tradicionais tornou-se muito mais difícil devido a muitas razões. Inclui mudanças na maneira como as novas gerações são propensos a aprender e o surgimento de novos dispositivos programáveis. Em Neste contexto, Aprendizagem Baseada em Projetos pode oferecer benefícios potenciais para o TL-PROG, principalmente Aprendizagem baseada em projetos ágeis (APjBL). No entanto, existem alguns estudos relevantes relacionando PjBL e TLPROG em brasileiro. Portanto, propomos analisar os benefícios APjBL quando comparado ao tradicional TLPROG brasileiro. Como critérios de comparação, propomos avaliar o benefícios para as notas, motivação, comunicação e profissão.
Palavras-chave: Programação de Computadores, Métodos de Ensino, Aprendizagem baseada em projetos.
Publicado
04/06/2018
Como Citar

Selecione um Formato
 GROTTA, Alexandre; PRADO, Edmir. Princípios do aprendizado baseado em projetos ágeis para lidar com a educação em programação de computadores no ensino superior do Sistema Brasileiro de Informação. In: WORKSHOP DE TESES E DISSERTAÇÕES EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (SBSI), 14. , 2018, Caxias do Sul. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . p. 142-145.