Narrativas Populares para Transmissão de Valores em Jogos Sérios Baseados em Processos de Serviços Públicos para Cidadãos Brasileiros

  • Fabrício Janssen UNIRIO
  • Mariano Pimentel UNIRIO
  • Renata Araujo UPM / UFRJ

Resumo


O Brasil é um país de baixa escolaridade e que consome em larga escala: jogos, celulares e televisão. Nesse contexto, promover a conscientização e participação cidadã da população tem sido um desafio. Áreas de pesquisa estudam o potencial de jogos digitais sérios para este fim. Pesquisas anteriores propuseram o Play Your Process (PYP), um método de design de jogos sérios baseados em processos de serviços públicos com objetivo de promover o entendimento dos cidadãos sobre o funcionamento destes serviços. Um dos desafios da construção de jogos com base no PYP é como transmitir valores por meio deles. Essa dissertação objetiva evoluir o PYP propondo para o design o uso de técnicas de narrativas populares para integrar valores.

Referências

Araujo, R.M., Maciel, R.S. and Boscarioli, C. (2017) “I GranDSI-BR: Grandes Desafios de Pesquisa em Sistemas de Informação no Brasil (2016-2026)”.

Classe, T., Xexeo, G., Araujo, R.M. and Siqueira, S. (2018) “PYP – Play Your Process: Um Método de Design de Jogos Digitais Baseados em Processos de Negócio”.

Despain, W. (2012). “100 principles of game design”. New Riders Publishing.
Flanagan, M., Nissembaum, H. and Howe, D. (2005). “Embodying Values in Technology: Theory and Practice New York University”.

Janssen, F., Antonio, N., Xavier, B., Araujo, R.M. and Fornazin, M., (2018) “Jogo PBF: Design de valores em um jogo digital sobre o Programa Bolsa Família”.

Pallottini, R. (2012). Dramaturgia de televisão. 2. ed. São Paulo: Boitempo.

Pimentel, M., Filippo, D. and Santoro, F., (2018). “Design Science Research: fazendo pesquisas científicas rigorosas atreladas ao desenvolvimento de artefatos computacionais projetados para a educação”.
Publicado
20/05/2019
Como Citar

Selecione um Formato
JANSSEN, Fabrício; PIMENTEL, Mariano; ARAUJO, Renata. Narrativas Populares para Transmissão de Valores em Jogos Sérios Baseados em Processos de Serviços Públicos para Cidadãos Brasileiros. In: WORKSHOP DE TESES E DISSERTAÇÕES EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (SBSI), 15. , 2019, Aracaju. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 37-40. DOI: https://doi.org/10.5753/sbsi.2019.7436.