Ecossistemas de Software e Jogos Digitais: Um Modelo de Negócio para os Estúdios Independentes Brasileiros

  • Bruno Lopes Xavier UNIRIO
  • Rodrigo Pereira dos Santos UNIRIO

Resumo


Reunir atores e artefatos em uma plataforma tecnológica comum tem sido a estratégia utilizada pelas grandes empresas de software, formando ecossistemas de software (ECOS). Tal abordagem também engloba a área de jogos digitais. Focando no cenário brasileiro, este trabalho objetiva formular um modelo de negócio para os estúdios independentes de jogos digitais, utilizando os conceitos de ECOS. Para tal, é necessário explorar o cenário brasileiro, definindo suas características e, posteriormente, criar um modelo de negócio especializado. Para apoiar o desenvolvimento da pesquisa, é utilizada a abordagem Design Science Research (DSR).

Referências

Berg, N. Van den (2015). Business Model Evolution in the Game Software Ecosystem. Master Thesis, Universiteit Utrecht, Utrecht, The Netherlands.

Boscarioli, C., Araujo, R. e Maciel, R. (2017). I GranDSI-BR – Grand Research Challenges in Information Systems in Brazil 2016-2026. 1. ed. Porto Alegre: SBC.

Bosch, J. (2009). From Software Product Lines to Software Ecosystems. In Proceedings of the 13th International Software Product Line Conference, San Francisco, USA, pp. 1-10.

Sakuda, L. O. e Fortin, I. (2018). II Censo da Indústria Brasileira de Jogos Digitais. Ministério da Cultura, Brasil.
Lima, T., Barbosa, G., Santos, R. P. e Werner, C. (2014). Uma Abordagem Socio-técnica para Apoiar Ecossistemas de Software. iSys: Revista Brasileira de Sistemas de Informação 7(3):19-37.

Manikas, K. (2016). Revisiting software ecosystems Research: A longitudinal literature study. Journal of Systems and Software 117(2016):84-103.

Osterwalder, A. e Pigneur, Y. (2010). Business Model Generation. Hoboken: Wiley. Pimentel, M., Filippo, D. e Santoro F. M. (2019). Design Science Research: fazendo pesquisas científicas rigorosas atreladas ao desenvolvimento de artefatos computacionais projetados para a educação. In Metodologia de Pesquisa Científica em Informática na Educação: Concepção de Pesquisa. 1. ed. Porto Alegre: SBC.

Pimentel, M., Filippo, D. e Santoro F. M. (2019). Design Science Research: fazendo pesquisas científicas rigorosas atreladas ao desenvolvimento de artefatos computacionais projetados para a educação. In Metodologia de Pesquisa Científica em Informática na Educação: Concepção de Pesquisa. 1. ed. Porto Alegre: SBC.

Santos, R. (2017). Ecossistemas de Software no Projeto e Desenvolvimento de Plataformas para Jogos e Entretenimento Digital. In Anais do XVI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, Curitiba, Brasil, pp. 1327-1337.

Xavier, B. L., Araujo, R. M. e Santos, R. P. (2018). Explorando o Ecossistema de Software de Jogos Digitais. In Anais do XVII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, Foz do Iguaçu, Brasil, pp. 1526-1533.
Publicado
20/05/2019
LOPES XAVIER, Bruno; PEREIRA DOS SANTOS, Rodrigo. Ecossistemas de Software e Jogos Digitais: Um Modelo de Negócio para os Estúdios Independentes Brasileiros. In: WORKSHOP DE TESES E DISSERTAÇÕES EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (SBSI), 15. , 2019, Aracaju. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 53-56. DOI: https://doi.org/10.5753/sbsi.2019.7440.