O Workshop sobre Engenharia de Software para Desenvolvimento de Jogos (SE4Games) estabelece um espaço dedicado para estudantes, pesquisadores e profissionais da indústria colaborarem, trocarem ideias e avançarem nas práticas de engenharia de software aplicadas ao desenvolvimento de jogos. Este workshop é focado em engenharia de software para jogos, abrangendo jogos sérios e de entretenimento, gamificação, arquiteturas escaláveis de jogos, jogos em nuvem, sistemas baseados em IA, jogabilidade adaptativa, geração procedural de conteúdo, testes automatizados e otimização de desempenho. O SE4Games é parte do Congresso Brasileiro de Software: Teoria e Prática (CBSoft). Os Anais do SE4Games são publicados anualmente, trazendo os artigos selecionados para cada edição do evento.
Tópicos de Interesse
Os tópicos de interesse do SE4Games incluem:
- Engenharia de requisitos, arquitetura de software, design modular e manutenibilidade
- Modelos de ciclo de vida ágeis, DevOps e híbridos adaptados ao desenvolvimento iterativo de jogos
- Automação de builds, controle de versão e gestão de configuração em pipelines de jogos
- Práticas éticas e inclusivas no desenvolvimento de jogos, incluindo conformidade com padrões, responsabilidade em sistemas persuasivos e co-design com partes interessadas
- Design baseado em modelos, análise e transformação de sistemas de jogos
- Métodos formais para garantir correção, segurança, flexibilidade e coerência da jogabilidade
- Frameworks de design emergente, incluindo geração procedural de conteúdo impulsionada por IA e dinâmicas de jogabilidade
- Sistemas de jogabilidade adaptativos e baseados em IA, incluindo mecânicas sensíveis a emoções, geração de expressões faciais, feedback baseado em biometria, personalização narrativa e ajuste dinâmico de dificuldade
- Uso de grandes modelos de linguagem (LLMs) em personagens virtuais e NPCs para diálogo, interação e comportamento expressivo
- Pipelines de aprendizado de máquina integrados a dados de jogabilidade em tempo real
- Monitoramento em larga escala, telemetria e visualização do comportamento dos jogadores
- Atributos de qualidade em jogos: usabilidade, acessibilidade, inclusão, desempenho, segurança
- Estratégias de testes e validação, incluindo testes automatizados, playtesting e avaliação baseada em simulação, com atenção a sistemas adaptativos, saídas geradas por LLMs e comportamento expressivo em personagens virtuais
- Frameworks de avaliação e métricas para a eficácia do software e da jogabilidade, incluindo abordagens quantitativas, qualitativas e mistas
- Ferramentas e infraestrutura para desenvolvimento de jogos, incluindo engines, SDKs, toolchains, middleware e serviços de implantação
- Sistemas de animação, simulação física e integração de captura de movimento (MoCap) em pipelines de desenvolvimento de jogos
- Ferramentas e técnicas de visualização para apoiar o desenvolvimento de jogos, depuração, análise do comportamento dos jogadores e design de sistemas
- Suporte a modding, reutilização de ativos e arquiteturas para extensão de franquias
- Interoperabilidade multiplataforma e infraestrutura para jogos em nuvem
- Jogos no metaverso, realidade estendida (XR) e mundos virtuais persistentes
- Educação em engenharia de software por meio de jogos e para jogos
Mais informações
Para obter mais informações sobre o SE4Games, visite o site do evento.