PROUNI, UAB e o Processo de Exclusão Social no Brasil: Descontinuidade ou Continuidade?

Resumo


Este artigo reflete sobre os programas federais Universidade para Todos e Universidade Aberta do Brasil. Objetiva saber se estes corroboram com a descontinuidade do processo de exclusão social por meio do acesso a educação superior. A abordagem utilizada foi a qualitativa, com levantamento de dados nos portais Sisprouni e SISUAB. Os resultados apontam que a inclusão possibilitada pelo PROUNI emprega a sua maior contradição, pois quantitativamente insere os jovens na Educação Superior, contudo, qualitativamente amplia o movimento da desigualdade social. Já sobre o programa UAB, constatamos que é necessário efetivá-lo não como política de Governo, mas, como Política de Estado, bem como repensar a forma de financiamento deste programa.
Palavras-chave: PROUNI, UAB, Democratização, Exclusão Social

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Publicado
03/11/2020
FONSECA, Maria Aparecida Rodrigues da; LIMA, Daniela da Costa Britto Pereira. PROUNI, UAB e o Processo de Exclusão Social no Brasil: Descontinuidade ou Continuidade?. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE (SEAD-CO), 3. , 2020, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . ISSN 2763-8995. DOI: https://doi.org/10.5753/seadco.2020.14647.