Institucionalização da EaD no Instituto Federal Goiano: uma revisão bibliográfica
Resumo
Este trabalho é um levantamento bibliográfico e faz parte de uma pesquisa sobre a Institucionalização da Educação a Distância no Instituto Federal Goiano. A procura por textos acadêmicos foi norteada pela pergunta: Quais são as políticas públicas que visam à institucionalização da EaD nos Institutos Federais, principalmente no IF Goiano? O objetivo foi fazer um mapeamento das produções acadêmicas relacionadas ao tema. Foram realizadas buscas em quatro meios distintos: Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), portal de periódicos da Capes/MEC, biblioteca eletrônica Scientific Electronic Library Online - SciELO e ERIC - Institute of Education Sciences. Como resultado, pode-se salientar que há poucas produções na área, o que aponta para a necessidade de pesquisas relevantes quanto à EaD e sua institucionalização nas instituições públicas brasileiras.
Palavras-chave:
Educação a Distância, Institucionalização, Políticas Públicas
Referências
ANTUNES, Veronica Morales. Educação a distância: análises e conexões entre as dimensões pedagógica, tecnológica e de gestão na Rede e-Tec Brasil. 2015. 160 f. Tese (Doutorado) - Curso de Mestrado Profissional em Educação e Tecnologia, Instituto Federal de Educ., CiÊnc. e Tecn. Sul-rio-grandense, Pelotas, 2015. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=2415410. Acesso em: 23 fev. 2019.
BALL, S.J. Some reflections on policy theory: a brief response to Hatcher and Troyna. Journal of Education Policy, London, v. 9, n. 2, p. 171-182. 1994.
BRASIL. Decreto nº 5.622, de 19 de dezembro de 2005. Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20, de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União: Brasília, DF. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf/portarias/dec5.622.pdf. Acesso em jun. 2019.
_____. Decreto nº 6.301 de 12 de dezembro de 2007. Institui o Sistema Escola Técnica Aberta do Brasil – e-Tec Brasil. Diário Oficial da União: Brasília, DF. Disponível em. Acesso em 10 mai. 2017.
_____. Decreto nº 7.589, de 26 de outubro de 2011. Institui a Rede e-Tec Brasil. Diário Oficial da União: Brasília, DF. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/decreto/d7589.htm. Acesso em mai. 2019.
_____. Documento Referência do MedioTec EaD. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: https://www.portal.mec.gov.br/component/tags/tag/41151/documento_base.pdf. Acesso em: 10 mai 2019.
_____. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União: Brasília, DF. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em jan. 2019.
_____. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Diário Oficial da União: Brasília, DF. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm. Acesso em 30 de abr. 2019.
_____. Lei nº 12.513, de 26 de outubro de 2011. Institui o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Diário Oficial da União: Brasília, DF. Disponível em: www.sigeduca.seduc.mt.gov.br/pronatec/downloadnovo.aspx?7. Acesso em 10 mai 2019.
CASANOVAS, Ines. Exploring the current theoretical background about adoption until institutionalization of online education in Universities: Needs for further research. 8th European Conference on eLearning, ECEL 2009, p. 8, 2009.
CLEGG, S. R.; HARDY, C.; NORD. W. R (Orgs.) Handbook de estudos organizacionais: modelos de análise e novas questões em estudos organizacionais. São Paulo: Atlas, 1998. V. 1.
CLEGG, S. R.; HARDY, C. Handbook de estudos organizacionais: modelos de análise e novas questões em estudos organizacionais. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2006.
DIMAGGIO, P.; POWELL, W. The iron cage revisited: institutional isomorphism and collective rationality in organizational fields. In: POWELL, W.W.; DiMAGGIO, P.J. The new institutionalism in organizational analisys. Chicago: The University of Chicago Press, 1991, p. 63-82.
FORMIGA, Girlene Marques et al. O cenário de EaD institucionalizada: uma análise do Curso de Licenciatura em Letras do Instituto Federal da Paraíba. Principia, João Pessoa, v. 01, n. 36, p.132-140, fev. 2017. Disponível em: http://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/principia/article/viewFile/1632/738. Acesso em: 26 fev. 2019.
MELO, Alessandra Pessoa Coimbra de. Institucionalização da educação a distância na Universidade de Brasília (2005-2015). 2016. 237 f. Tese (Doutorado) - Curso de Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade de Brasília, Brasília, 2016. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=3702192>. Acesso em: 30 mar. 2019.
MEYER, J. W.; ROWAN, B. Institutionalized organizations: formal structure as myth and ceremony. American Journal of Sociology, n. 2, p. 340-63,1977
MEYER, J. W.; SCOTT, W. R. (Ed.). Organizational environments: ritual and rationality. Beverly Hills, CA: Sage, p. 45-70, 1983.
MOURA, Janete Márcia Morais Oliveira et al. O processo de institucionalização da EaD no IFPI: a perspectiva dos gestores para os cursos técnicos de nível médio. Simpósio Internacional de Educação A Distância, São Carlos, v. 1, n. 3, p.01-12, set. 2016. Disponível em: http://www.sied-enped2016.ead.ufscar.br/ojs/index.php/2016/article/view/1825/689. Acesso em: 26 fev. 2019.
NASCIMENTO, Cinara Ourique do et al. A educação a distância como política pública no ensino profissional e tecnológico: experiência do IFSul/cavg. Anpae, Brasil, v. 1, n. 1, p.01-14, out. 2016. Disponível em: http://www.anpae.org.br/IBERO_AMERICANO_IV/GT3/GT3_Coimunicacao/CinaraOuriqueNascimento_GT3_integral.pdf. Acesso em: 01 abr. 2019.
NUNES, Vanessa Battestin et al. Institucionalização da Educação a Distância no Instituto Federal do Espírito Santo. Abed, Vitória, v. 02, n. 08, p.01-10, abr. 2015. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/322928117_INSTITUCIONALIZACAO_DA_EDUCACAO_A_DISTANCIA_NO_INSTITUTO_FEDERAL_DO_ESPIRITO_SANTO. Acesso em: 10 jan. 2019.
PINA, A.A. Factors influencing the institutionalization of distance education in higher education. Quarterly Review of Distance Education, v. 09, p. 427-438, 2008. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=EJ875113. Acesso em: mar. 2019.
SELZNICK, P. Institucionalism ‘old’ and ‘new’. Administrative Science Quarterly, 41: 270-277, 1996.
SILVA, Gislene Magali da. O processo da institucionalização da educação a distância no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Tocantins - IFTO. 2013. 178 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado em Educação, Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, Universidade de Brasília, Brasília, 2013. Disponível em: http://www.repositorio.unb.br/bitstream/10482/15237/1/2013_GisleneMagalidaSilva.pdf. Acesso em: 10 abr. 2019.
SILVA, R.; GOMIDE, R.; LIMA, V. 20% EaD nos cursos integrados de nível médio no Instituto Federal Goiano – Campus Trindade: um processo em construção. Colóquio Nacional e Colóquio Internacional, Natal, p. 01-12, jul. 2017. Disponível em: https://ead.ifrn.edu.br/coloquio/anais/2017/trabalhos/eixo2/E2A5.pdf. Acesso em: 22 jan. 2019.
TOLBERT, P. S.; ZUCKER, L. G. A institucionalização da teoria institucional. In: CLEGG, S.R.; HARDY, C.; NORD, W.R. Handbook de Estudos Organizacionais: modelo de análises e novas questões em estudos organizacionais. São Paulo: Atlas, 1998.
BALL, S.J. Some reflections on policy theory: a brief response to Hatcher and Troyna. Journal of Education Policy, London, v. 9, n. 2, p. 171-182. 1994.
BRASIL. Decreto nº 5.622, de 19 de dezembro de 2005. Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20, de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União: Brasília, DF. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf/portarias/dec5.622.pdf. Acesso em jun. 2019.
_____. Decreto nº 6.301 de 12 de dezembro de 2007. Institui o Sistema Escola Técnica Aberta do Brasil – e-Tec Brasil. Diário Oficial da União: Brasília, DF. Disponível em
_____. Decreto nº 7.589, de 26 de outubro de 2011. Institui a Rede e-Tec Brasil. Diário Oficial da União: Brasília, DF. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/decreto/d7589.htm. Acesso em mai. 2019.
_____. Documento Referência do MedioTec EaD. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: https://www.portal.mec.gov.br/component/tags/tag/41151/documento_base.pdf. Acesso em: 10 mai 2019.
_____. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União: Brasília, DF. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em jan. 2019.
_____. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Diário Oficial da União: Brasília, DF. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm. Acesso em 30 de abr. 2019.
_____. Lei nº 12.513, de 26 de outubro de 2011. Institui o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Diário Oficial da União: Brasília, DF. Disponível em: www.sigeduca.seduc.mt.gov.br/pronatec/downloadnovo.aspx?7. Acesso em 10 mai 2019.
CASANOVAS, Ines. Exploring the current theoretical background about adoption until institutionalization of online education in Universities: Needs for further research. 8th European Conference on eLearning, ECEL 2009, p. 8, 2009.
CLEGG, S. R.; HARDY, C.; NORD. W. R (Orgs.) Handbook de estudos organizacionais: modelos de análise e novas questões em estudos organizacionais. São Paulo: Atlas, 1998. V. 1.
CLEGG, S. R.; HARDY, C. Handbook de estudos organizacionais: modelos de análise e novas questões em estudos organizacionais. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2006.
DIMAGGIO, P.; POWELL, W. The iron cage revisited: institutional isomorphism and collective rationality in organizational fields. In: POWELL, W.W.; DiMAGGIO, P.J. The new institutionalism in organizational analisys. Chicago: The University of Chicago Press, 1991, p. 63-82.
FORMIGA, Girlene Marques et al. O cenário de EaD institucionalizada: uma análise do Curso de Licenciatura em Letras do Instituto Federal da Paraíba. Principia, João Pessoa, v. 01, n. 36, p.132-140, fev. 2017. Disponível em: http://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/principia/article/viewFile/1632/738. Acesso em: 26 fev. 2019.
MELO, Alessandra Pessoa Coimbra de. Institucionalização da educação a distância na Universidade de Brasília (2005-2015). 2016. 237 f. Tese (Doutorado) - Curso de Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade de Brasília, Brasília, 2016. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=3702192>. Acesso em: 30 mar. 2019.
MEYER, J. W.; ROWAN, B. Institutionalized organizations: formal structure as myth and ceremony. American Journal of Sociology, n. 2, p. 340-63,1977
MEYER, J. W.; SCOTT, W. R. (Ed.). Organizational environments: ritual and rationality. Beverly Hills, CA: Sage, p. 45-70, 1983.
MOURA, Janete Márcia Morais Oliveira et al. O processo de institucionalização da EaD no IFPI: a perspectiva dos gestores para os cursos técnicos de nível médio. Simpósio Internacional de Educação A Distância, São Carlos, v. 1, n. 3, p.01-12, set. 2016. Disponível em: http://www.sied-enped2016.ead.ufscar.br/ojs/index.php/2016/article/view/1825/689. Acesso em: 26 fev. 2019.
NASCIMENTO, Cinara Ourique do et al. A educação a distância como política pública no ensino profissional e tecnológico: experiência do IFSul/cavg. Anpae, Brasil, v. 1, n. 1, p.01-14, out. 2016. Disponível em: http://www.anpae.org.br/IBERO_AMERICANO_IV/GT3/GT3_Coimunicacao/CinaraOuriqueNascimento_GT3_integral.pdf. Acesso em: 01 abr. 2019.
NUNES, Vanessa Battestin et al. Institucionalização da Educação a Distância no Instituto Federal do Espírito Santo. Abed, Vitória, v. 02, n. 08, p.01-10, abr. 2015. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/322928117_INSTITUCIONALIZACAO_DA_EDUCACAO_A_DISTANCIA_NO_INSTITUTO_FEDERAL_DO_ESPIRITO_SANTO. Acesso em: 10 jan. 2019.
PINA, A.A. Factors influencing the institutionalization of distance education in higher education. Quarterly Review of Distance Education, v. 09, p. 427-438, 2008. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=EJ875113. Acesso em: mar. 2019.
SELZNICK, P. Institucionalism ‘old’ and ‘new’. Administrative Science Quarterly, 41: 270-277, 1996.
SILVA, Gislene Magali da. O processo da institucionalização da educação a distância no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Tocantins - IFTO. 2013. 178 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado em Educação, Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, Universidade de Brasília, Brasília, 2013. Disponível em: http://www.repositorio.unb.br/bitstream/10482/15237/1/2013_GisleneMagalidaSilva.pdf. Acesso em: 10 abr. 2019.
SILVA, R.; GOMIDE, R.; LIMA, V. 20% EaD nos cursos integrados de nível médio no Instituto Federal Goiano – Campus Trindade: um processo em construção. Colóquio Nacional e Colóquio Internacional, Natal, p. 01-12, jul. 2017. Disponível em: https://ead.ifrn.edu.br/coloquio/anais/2017/trabalhos/eixo2/E2A5.pdf. Acesso em: 22 jan. 2019.
TOLBERT, P. S.; ZUCKER, L. G. A institucionalização da teoria institucional. In: CLEGG, S.R.; HARDY, C.; NORD, W.R. Handbook de Estudos Organizacionais: modelo de análises e novas questões em estudos organizacionais. São Paulo: Atlas, 1998.
Publicado
03/11/2020
Como Citar
CRUZ, Joseany Rodrigues; ECHALAR, Jhonny David.
Institucionalização da EaD no Instituto Federal Goiano: uma revisão bibliográfica. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE (SEAD-CO), 3. , 2020, Evento Online.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2020
.
ISSN 2763-8995.
DOI: https://doi.org/10.5753/seadco.2020.14650.