A Educação a distância nos Planos de Desenvolvimento Institucional/Plano Pedagógico Institucional da Universidade Federal de Mato Grosso
Resumo
Este trabalho tem o objetivo de identificar como a Educação a Distância é apresentada no Plano de Desenvolvimento Institucional e no Plano Pedagógico Institucional da Universidade Federal de Mato Grosso, indicando as políticas e estratégias traçadas para essa modalidade educativa nos referidos documentos institucionais. Foram analisados os documentos relativos aos períodos 2005-2010, 2013-2018 e 2019-2023. Como resultado da análise realizada, constatou-se que a Educação a Distância obteve importância crescente nas políticas, nos objetivos, nas metas e nas estratégias institucionais. Contudo ainda não existe uma política institucional de Educação a Distância, de modo a identificar a identidade institucional própria dessa modalidade educativa.
Palavras-chave:
Educação a Distância, Plano de Desenvolvimento Institucional, Plano Pedagógico Institucional
Referências
ALONSO, Kátia M. Formação de professores em exercício, educação a distância e a consolidação de um projeto de formação: o caso da UFMT. 2005a. 322 p. Tese (Doutorado em Educação) – Unicamp, 2005.
ANJOS, Rosana B. V. dos; ALONSO, Kátia M.; ANJOS, Alexandre M. A implantação de Ambientes Virtuais de Aprendizagem para os cursos presenciais da Universidade Federal de Mato Grosso. In: XI Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância, 2014, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis, SC: UNIREDE, 2014. p. 397-411.
AZEVEDO, Inês Nava; AZEVEDO, Paola. Políticas para EaD nos Planos de Desenvolvimento Institucional – PDI In: IX Colóquio Internacional sobre Gestão Universitária na América do Sul, 2009, Florianópolis, SC. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/36764/Pol%c3%adticas%20para%20EAD%20nos%20planos%20de%20desenvolvimento%20institucional%20PDI.pdf?sequence=1&isAllowed=y Acesso em: 5 jan. 2020.
BAGATELLI, Elizaine. SAMBRANO, Taciana M.; MACIEL, Cristiano. Interfaces da avaliação institucional da Educação a Distância com o Plano de Desenvolvimento Institucional de uma universidade pública. In: XIV Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância/ III Congresso Internacional de Educação Superior a Distância, 2017, Rio Grande, RS. Anais ESUD [...]. Rio Grande, RS: UNIREDE, 2017. p. 815-828.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação. Plano de desenvolvimento institucional – PDI: diretrizes para elaboração. Brasília, 2004. Disponível em: http://www.eafst.gov.br/pdi/documentos/eixostematicos.pdf. Acesso em: 20 dez. 2019.
BRASIL. Portaria Normativa nº 11 de 20 de junho de 2017. Estabelece normas para o credenciamento de instituições e a oferta de cursos superiores a distância, em conformidade com o Decreto no 9.057, de 25 de maio de 2017. Brasília-DF: Presidência da República, 2017a. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/maio-2017-pdf/66431-portaria-normativa-11-pdf/file. Acesso em: 20 dez. 2019.
BRASIL. Decreto nº 9.235 de 15 de dezembro de 2017. Dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação das instituições de educação superior e dos cursos superiores de graduação e de pós-graduação no sistema federal de ensino. Brasília-DF: Presidência da República, 2017b. Disponível em: https://www.semesp.org.br/wp-content/uploads/2017/12/DECRETO-N%C2%BA-9.235-DE-15-DE-DEZEMBRO-DE-2017.pdf. Acesso em: 18 dez. 2019.
BRASIL. Portaria nº 1.428 de 28 de dezembro de 2018. Dispõe sobre a oferta, por Instituições de Educação Superior - IES, de disciplinas na modalidade a distância em cursos de graduação presencial. Brasília-DF: Ministério da Educação, 2018. Disponível em: http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=31/12/2018&jornal=515&pagina=59&totalArquivos=184. Acesso em: 19 dez. 2019.
BRASIL. Portaria MEC nº 2.117 de 06 dezembro de 2019. Dispõe sobre a oferta de carga horária na modalidade de Ensino a Distância - EaD em cursos de graduação presenciais ofertados por Instituições de Educação Superior - IES pertencentes ao Sistema Federal de Ensino. Brasília-DF: Ministério da Educação, 2019. Disponível em: https://www.semesp.org.br/wp-content/uploads/2019/12/PORTARIA-MEC-N%C2%BA-2.117-DE-6-DE-DEZEMBRO-DE-2019.pdf. Acesso em: 19 dez. 2019.
FERREIRA, Marcello; MILL, Daniel. Institucionalização da educação a distância no Ensino Superior público brasileiro: desafios e estratégias. In: REALI, Aline M. M. R.; MILL, Daniel R. S. (org.). Educação a Distância e Tecnologias Digitais: reflexões sobre sujeitos, saberes, contextos e processos. São Carlos: EdUFSCar, 2014. 330p.
FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 3. ed. 2009.
LIMA, Daniela da Costa B. P.; SANTOS, Catarina de A. Editorial. In: LIMA, Daniela da Costa B. P. (coord.). Relatório Final: A institucionalização da Educação Superior a Distância nas Universidades Federais da Região Centro-Oeste: processos, organização e práticas. Goiânia: UFG, v. 1, n.6, 2018.
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MATOS, Heloneide A. Educação a Distância: um estudo das instituições públicas de educação superior no Estado de Mato Grosso. 2016. 183p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Instituto de Educação, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2016.
PETTER, Rosemery C.; Percurso e processo de institucionalização da Educação a Distância da Universidade Federal de Mato Grosso. 2019. 338f. Tese (Doutorado em Educação) – Instituto de Educação, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), 2019.
PETTER, Rosemery C. SAMBRANO, Taciana M.; MACIEL, Cristiano. Educação a Distância em Instituições Públicas de Ensino Superior: algumas considerações sobre o processo de institucionalização. In: XVI Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância/V Congresso Internacional de Educação Superior a Distância, 2019, Teresina, PI. Anais ESUD [...]. Teresina, PI: UNIREDE, 2019. p. 134-144.
PRETI, Oreste. Educação a Distância: fundamentos e práticas. Cuiabá: EdUFMT, 2009. 174p.
PRETI, Oreste; ALONSO, Kátia M. O Núcleo de Educação Aberta e a Distância da UFMT: uma mirada para um passado presente (1992-2005). Revista de Educação Pública, Cuiabá: EdUFMT, v. 25, n.59, p. 312-327, maio/ago. 2016.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO. Pró-Reitoria de Planejamento. Plano de Desenvolvimento Institucional (2005-2012). Cuiabá: UFMT, 2007. Disponível em: http://www.ufmt.br/proplan/arquivos/ed3eb6dc85f79319d436cb7c2fa05d7c.pdf. Acesso em: 22 dez. 2019.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO. Plano de Desenvolvimento Institucional (2013-2018). Cuiabá: UFMT, 2013, 110p. Disponível em: http://www.ufmt.br/proplan/arquivos/4df326c111023870f9d4db6c49077e98.pdf. Acesso em: 21 dez. 2019.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO. Plano de Desenvolvimento Institucional (2019-2023). Cuiabá: UFMT, 2019, 203p. Disponível em: https://www1.ufmt.br/pdiufmt/arquivos/a4e4a963aab7dc8d8cc561b45a1eb965.pdf. Acesso em: 21 dez. 2019.
ANJOS, Rosana B. V. dos; ALONSO, Kátia M.; ANJOS, Alexandre M. A implantação de Ambientes Virtuais de Aprendizagem para os cursos presenciais da Universidade Federal de Mato Grosso. In: XI Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância, 2014, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis, SC: UNIREDE, 2014. p. 397-411.
AZEVEDO, Inês Nava; AZEVEDO, Paola. Políticas para EaD nos Planos de Desenvolvimento Institucional – PDI In: IX Colóquio Internacional sobre Gestão Universitária na América do Sul, 2009, Florianópolis, SC. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/36764/Pol%c3%adticas%20para%20EAD%20nos%20planos%20de%20desenvolvimento%20institucional%20PDI.pdf?sequence=1&isAllowed=y Acesso em: 5 jan. 2020.
BAGATELLI, Elizaine. SAMBRANO, Taciana M.; MACIEL, Cristiano. Interfaces da avaliação institucional da Educação a Distância com o Plano de Desenvolvimento Institucional de uma universidade pública. In: XIV Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância/ III Congresso Internacional de Educação Superior a Distância, 2017, Rio Grande, RS. Anais ESUD [...]. Rio Grande, RS: UNIREDE, 2017. p. 815-828.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação. Plano de desenvolvimento institucional – PDI: diretrizes para elaboração. Brasília, 2004. Disponível em: http://www.eafst.gov.br/pdi/documentos/eixostematicos.pdf. Acesso em: 20 dez. 2019.
BRASIL. Portaria Normativa nº 11 de 20 de junho de 2017. Estabelece normas para o credenciamento de instituições e a oferta de cursos superiores a distância, em conformidade com o Decreto no 9.057, de 25 de maio de 2017. Brasília-DF: Presidência da República, 2017a. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/maio-2017-pdf/66431-portaria-normativa-11-pdf/file. Acesso em: 20 dez. 2019.
BRASIL. Decreto nº 9.235 de 15 de dezembro de 2017. Dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação das instituições de educação superior e dos cursos superiores de graduação e de pós-graduação no sistema federal de ensino. Brasília-DF: Presidência da República, 2017b. Disponível em: https://www.semesp.org.br/wp-content/uploads/2017/12/DECRETO-N%C2%BA-9.235-DE-15-DE-DEZEMBRO-DE-2017.pdf. Acesso em: 18 dez. 2019.
BRASIL. Portaria nº 1.428 de 28 de dezembro de 2018. Dispõe sobre a oferta, por Instituições de Educação Superior - IES, de disciplinas na modalidade a distância em cursos de graduação presencial. Brasília-DF: Ministério da Educação, 2018. Disponível em: http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=31/12/2018&jornal=515&pagina=59&totalArquivos=184. Acesso em: 19 dez. 2019.
BRASIL. Portaria MEC nº 2.117 de 06 dezembro de 2019. Dispõe sobre a oferta de carga horária na modalidade de Ensino a Distância - EaD em cursos de graduação presenciais ofertados por Instituições de Educação Superior - IES pertencentes ao Sistema Federal de Ensino. Brasília-DF: Ministério da Educação, 2019. Disponível em: https://www.semesp.org.br/wp-content/uploads/2019/12/PORTARIA-MEC-N%C2%BA-2.117-DE-6-DE-DEZEMBRO-DE-2019.pdf. Acesso em: 19 dez. 2019.
FERREIRA, Marcello; MILL, Daniel. Institucionalização da educação a distância no Ensino Superior público brasileiro: desafios e estratégias. In: REALI, Aline M. M. R.; MILL, Daniel R. S. (org.). Educação a Distância e Tecnologias Digitais: reflexões sobre sujeitos, saberes, contextos e processos. São Carlos: EdUFSCar, 2014. 330p.
FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 3. ed. 2009.
LIMA, Daniela da Costa B. P.; SANTOS, Catarina de A. Editorial. In: LIMA, Daniela da Costa B. P. (coord.). Relatório Final: A institucionalização da Educação Superior a Distância nas Universidades Federais da Região Centro-Oeste: processos, organização e práticas. Goiânia: UFG, v. 1, n.6, 2018.
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MATOS, Heloneide A. Educação a Distância: um estudo das instituições públicas de educação superior no Estado de Mato Grosso. 2016. 183p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Instituto de Educação, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2016.
PETTER, Rosemery C.; Percurso e processo de institucionalização da Educação a Distância da Universidade Federal de Mato Grosso. 2019. 338f. Tese (Doutorado em Educação) – Instituto de Educação, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), 2019.
PETTER, Rosemery C. SAMBRANO, Taciana M.; MACIEL, Cristiano. Educação a Distância em Instituições Públicas de Ensino Superior: algumas considerações sobre o processo de institucionalização. In: XVI Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância/V Congresso Internacional de Educação Superior a Distância, 2019, Teresina, PI. Anais ESUD [...]. Teresina, PI: UNIREDE, 2019. p. 134-144.
PRETI, Oreste. Educação a Distância: fundamentos e práticas. Cuiabá: EdUFMT, 2009. 174p.
PRETI, Oreste; ALONSO, Kátia M. O Núcleo de Educação Aberta e a Distância da UFMT: uma mirada para um passado presente (1992-2005). Revista de Educação Pública, Cuiabá: EdUFMT, v. 25, n.59, p. 312-327, maio/ago. 2016.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO. Pró-Reitoria de Planejamento. Plano de Desenvolvimento Institucional (2005-2012). Cuiabá: UFMT, 2007. Disponível em: http://www.ufmt.br/proplan/arquivos/ed3eb6dc85f79319d436cb7c2fa05d7c.pdf. Acesso em: 22 dez. 2019.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO. Plano de Desenvolvimento Institucional (2013-2018). Cuiabá: UFMT, 2013, 110p. Disponível em: http://www.ufmt.br/proplan/arquivos/4df326c111023870f9d4db6c49077e98.pdf. Acesso em: 21 dez. 2019.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO. Plano de Desenvolvimento Institucional (2019-2023). Cuiabá: UFMT, 2019, 203p. Disponível em: https://www1.ufmt.br/pdiufmt/arquivos/a4e4a963aab7dc8d8cc561b45a1eb965.pdf. Acesso em: 21 dez. 2019.
Publicado
03/11/2020
Como Citar
PETTER, Rosemery; MACIEL, Cristiano.
A Educação a distância nos Planos de Desenvolvimento Institucional/Plano Pedagógico Institucional da Universidade Federal de Mato Grosso. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE (SEAD-CO), 3. , 2020, Evento Online.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2020
.
ISSN 2763-8995.
DOI: https://doi.org/10.5753/seadco.2020.14653.