Marcos regulatórios da EaD (2016-2017): Qualidade e Inovação da Educação em Questão

Resumo


Este trabalho intenciona apresentar resultados prévios da pesquisa “Política de expansão da educação a distância na UnB: qualidade e inovação em questão” vinculada ao Programa Institucional de Iniciação Científica (PIBIC). O referido estudo é parte integrante do grupo de pesquisa da região Centro-Oeste que agrega pesquisadores de diferentes instituições da região. Sendo assim, o estudo do PIBIC concentrou-se na seguinte questão: quais as concepções de qualidade e inovação estão presentes na oferta e expansão da educação a distância na UnB? Em decorrência do problema de pesquisa, um dos objetivos específicos foi analisar, por meio de abordagem qualitativa, as concepções de qualidade e inovação da educação expressas nas regulamentações da EaD no Brasil (2016-2017). Os estudos de Lima (2014, 2018), Alonso (2009), Dourado (2011) e Lacé (2014) conduziram as análises dos dados, cujos resultados evidenciaram que, a atualização dos marcos legais para a EaD, se vinculam a uma concepção de qualidade utilitária e voltada para a autorregulação do mercado e para a competitividade.
Palavras-chave: Qualidade, Inovação, Marco regulatório para a EaD

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Publicado
03/11/2020
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LACÉ, Andréia Mello; ALBUQUERQUE, Érika Japiassu; SLAVOV, Laryssa Rosa da Silva; MARTINS, Wilmar. Marcos regulatórios da EaD (2016-2017): Qualidade e Inovação da Educação em Questão. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE (SEAD-CO), 3. , 2020, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . ISSN 2763-8995. DOI: https://doi.org/10.5753/seadco.2020.14657.