Conceitos e fatores de evasão na educação superior: uma análise entre as modalidades presencial e a distância

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo apresentar resultados preliminares da pesquisa “EVASÃO NA UNIVERSIDADE DE BRASILIA: estudos sobre o perfil dos evadidos e fatores interferentes”, que está sendo desenvolvida por duas estudantes de iniciação científica e faz parte da pesquisa as políticas de educação superior no Brasil, com destaque para a evasão na UnB. Para o desenvolvimento do trabalho estão sendo analisadas teses, dissertações e monografias, resultantes de pesquisas realizadas por estudantes da Universidade de Brasília, sobre a temática da evasão, nos cursos presenciais. No que se refere a evasão nos cursos a distância, foram analisados artigos publicados em periódicos que analisam os processos de evasão em diferentes universidades brasileiras. Os resultados preliminares apontam que há aspectos ou fatores específicos que levam a evasão, mas que também existem elementos comuns.
Palavras-chave: Evasão, Educação a distância, Educação Presencial

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Publicado
03/11/2020
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BEZERRA, Amanda Catherine Pereira; SANTANA, Giovanna de Oliveira; SANTOS, Catarina de Almeida. Conceitos e fatores de evasão na educação superior: uma análise entre as modalidades presencial e a distância. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE (SEAD-CO), 3. , 2020, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . ISSN 2763-8995. DOI: https://doi.org/10.5753/seadco.2020.14663.