A multidimensionalidade da inovação em educação a distância
Resumo
O texto discute a inovação na Educação a Distância, com o objetivo de configurar o estatuto multidimensional da inovação em Educação. A pesquisa de natureza teórica parte do pressuposto de que as concepções de inovação precisam superar a centralidade de alguns sinônimos como mudança, reforma, renovação, evitando-se o caminho da adoção acrítica à inovação. A partir da questão central – inovamos em EaD? - analisa as propostas que se pautam pelo inovacionismo e inovação tecnológica ancoradas na obsolescência programada da educação e no discurso de que o sistema educacional está atrasado e defasado em relação a evolução tecnológica precisando por isso inovar o que pode ser superado configurando-se à inovação um caráter multidimensional.
Palavras-chave:
Inovação, Inovacionismo, Educação a Distância
Referências
CARBONELL, J. A aventura de inovar: a mudança na escola. Porto Alegre: Artmed Editora, 2002.
CARDOSO, A. P. P. de O. A educação face às exigências inovadoras do presente. Revista Portuguesa de Pedagogia, Coimbra, Ano XXVII, n. 2, p. 221-232, 1993.
FERRETTI, C. J. A inovação na perspectiva pedagógica. In: FRANÇA, R. L. de (org.). Inovação pedagógica na educação brasileira: desafios e modernização na práxis educativa. Jundiai, 1980.
FREEMAN, C.; SOETE, L. A economia da inovação industrial. São Paulo: Unicamp, 2006.
FULLAN, M. Los nuevos significados del cambio em la educación. Barcelona.Octaedro.2002.
GARCIA, W. E. (coord.). Inovação Educacional no Brasil: problemas e perspectivas. São Paulo: Cortez/ Autores Associados, (Coleção Educação Contemporânea). 1980.
GARCIA, W. E. e FARIAS Isabel Maria Sabino de. Estado, Política Educacional e Inovação Pedagógica O público e o privado - Nº 5 - Janeiro/Junho – 2005.
HARGREAVES, A.; EAR, L.; RYAN, J. Educação para mudança: recriando a escola para adolescentes. Porto Alegre: Artes Médicas, 2001.
HÉRNANDÉZ, F. et al. Aprendendo com as inovações nas escolas. Porto Alegre, Artmed, 2000.
HOUSE, E. Três perspectivas de la innovatión educativa: tecnológica, política y cultural. Revista de Educación. n. 286, p. 5-34, 1988.
IMBERNÓN, F. Inovar o ensino e a aprendizagem na universidade. São Paulo: Cortez, 2014.
NÓVOA, A. Inovação para o sucesso educativo escolar. Aprender – Revista da Escola Superior de Educação de Porto alegre, Porto, n. 6, p. 5-9, 1988.
OLIVEIRA, M. B. de. O inovacionismo em questão. Scientia Studia, São Paulo, v. 9, n. 3, p. 527-561, 2011.
SAVIANI. D. A filosofia da educação e o problema da inovação em educação. In: GARCIA, W. E. (org.) Inovação Educacional no Brasil: problemas e perspectivas. São Paulo: Cortez, Autores Associados, 1980. p. 15-29.
CARDOSO, A. P. P. de O. A educação face às exigências inovadoras do presente. Revista Portuguesa de Pedagogia, Coimbra, Ano XXVII, n. 2, p. 221-232, 1993.
FERRETTI, C. J. A inovação na perspectiva pedagógica. In: FRANÇA, R. L. de (org.). Inovação pedagógica na educação brasileira: desafios e modernização na práxis educativa. Jundiai, 1980.
FREEMAN, C.; SOETE, L. A economia da inovação industrial. São Paulo: Unicamp, 2006.
FULLAN, M. Los nuevos significados del cambio em la educación. Barcelona.Octaedro.2002.
GARCIA, W. E. (coord.). Inovação Educacional no Brasil: problemas e perspectivas. São Paulo: Cortez/ Autores Associados, (Coleção Educação Contemporânea). 1980.
GARCIA, W. E. e FARIAS Isabel Maria Sabino de. Estado, Política Educacional e Inovação Pedagógica O público e o privado - Nº 5 - Janeiro/Junho – 2005.
HARGREAVES, A.; EAR, L.; RYAN, J. Educação para mudança: recriando a escola para adolescentes. Porto Alegre: Artes Médicas, 2001.
HÉRNANDÉZ, F. et al. Aprendendo com as inovações nas escolas. Porto Alegre, Artmed, 2000.
HOUSE, E. Três perspectivas de la innovatión educativa: tecnológica, política y cultural. Revista de Educación. n. 286, p. 5-34, 1988.
IMBERNÓN, F. Inovar o ensino e a aprendizagem na universidade. São Paulo: Cortez, 2014.
NÓVOA, A. Inovação para o sucesso educativo escolar. Aprender – Revista da Escola Superior de Educação de Porto alegre, Porto, n. 6, p. 5-9, 1988.
OLIVEIRA, M. B. de. O inovacionismo em questão. Scientia Studia, São Paulo, v. 9, n. 3, p. 527-561, 2011.
SAVIANI. D. A filosofia da educação e o problema da inovação em educação. In: GARCIA, W. E. (org.) Inovação Educacional no Brasil: problemas e perspectivas. São Paulo: Cortez, Autores Associados, 1980. p. 15-29.
Publicado
03/11/2020
Como Citar
PIMENTEL, Nara Maria; MILL, Daniel.
A multidimensionalidade da inovação em educação a distância. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE (SEAD-CO), 3. , 2020, Evento Online.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2020
.
ISSN 2763-8995.
DOI: https://doi.org/10.5753/seadco.2020.14664.