A atuação docente na Educação a Distância a partir do Censo da Educação Superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP (2018)

Resumo


Este trabalho de pesquisa busca apresentar breve caracterização da atuação docente na Educação a Distância brasileira a partir dos microdados do Censo da Educação Superior, do INEP, ano 2018. Para tanto, os caminhos metodológicos adotados foram pesquisa documental, em que o Censo foi considerado documento, bem como pesquisa analítica descritiva, cujo fim é o detalhamento de características de uma população ou de dados coletados. Os resultados encontrados indicam que a maioria dos docentes que se dedicam ao ensino superior a distância estão presentes em universidades privadas, com títulos de mestres e doutores, atuando em regime de trabalho integral sem dedicação exclusiva e parcial e dedicando-se mais à graduação do que à pós-graduação e muito pouco às atividades de pesquisa e extensão.
Palavras-chave: Educação a Distância, Atuação docente, Censo do Ensino Superior

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Publicado
03/11/2020
DINIZ, Juliane Aparecida Ribeiro; PIRES, Murilo José de Souza. A atuação docente na Educação a Distância a partir do Censo da Educação Superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP (2018). In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE (SEAD-CO), 3. , 2020, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . ISSN 2763-8995. DOI: https://doi.org/10.5753/seadco.2020.14669.