Literatura infantil e Gênero dentro do ensino EaD

Resumo


O presente trabalho busca compreender como os cursos de Pedagogia, na modalidade a distancia, abordam a literatura infantil, com foco na formação e desenvolvimento do Ser mulher. Para tal, analisou-se a grade curricular da modalidade a distancia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), fazendo um comparativo com a grade curricular da Universidade Federal de Goiás (UFG) que dispõe do curso de Pedagogia presencial, apresentando assim a urgência da importância da inserção de disciplinas que abordem assuntos relacionados a gênero em seu componente curricular, para que apresente um ensino democrático, consciente e engajado nas duas modalidades.

Palavras-chave: Democratização, Ensino, Gênero, Literatura

Referências

ALVES, Lucineia. Educação a Distância: Conceitos e Histórias no Brasil e no Mundo. Associação Brasileira de Educação a Distância: RBAAD, 2010.

ALONSO, Kátia Morosov. A expansão do ensino superior no brasil e a ead: Dinâmicas e lugares. In: Educ. Soc., Campinas, v. 31, n. 113, p. 1319-1335, out.-dez. 2010 1335 Disponível em

BRASIL. Decreto 6.303 de 12 de dezembro de 2007. Altera dispositivos dos Decretos nos 5.622, de 19 de dezembro de 2005, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e 5.773, de 9 de maio de 2006, que dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação de instituições de educação superior e cursos superiores de graduação e sequenciais no sistema federal de ensino. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 13 dez. 2007. Disponível em: . Acesso em: 15 jan. 2020.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 7.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1998.

FREYRE, Gilberto. Casa grande e senzala. 20.ed. Rio de Janeiro: José Olympio; Brasília: INL/MEC, 1980. FREYRE, Gilberto. Sobrados e mocambos. 2.ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1951.

GARCÍA GARRIDO, J.L. Perspectivas de la educación a distancia: una visión internacional. Revista Iberoamericana de Educación Superior a Distancia, Madrid, v. 1, n. 3, p. 167-183, jun. 1989.

JOUVE, Vicent. A Leitura. Tradução Brigitte Hervot. São Paulo: UNESP, 2002.

MARX, Karl. Prefácio da Segunda Edição. In: MARX, K. O capital: crítica da economia política. Tradução de Regis Barbosa e Flávio R. Kothe. São Paulo: Abril, 1983 (Os Economistas). p. 15-21.

PRETI, O. Educação a Distância: uma prática educativa mediadora e mediatizada. Cuiabá: NEAD/ IE –UFMT. 1996.

SABAT, Ruth F. R. Só as quietinhas vão casar. In: MEYER, Dagmar E. E. et al. (Org.) Saúde, Sexualidade e Gênero na Educação de Jovens. Porto Alegre: Mediação, 2012.

SAFFIOTI, Heleieth IB. Contribuições feministas para o estudo da violência de gênero. Cad. Pagu, Campinas, n. 16, p. 115-136, 2001. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010483332001000100007&lng=en&nrm=iso Acessado em 15 de janeiro de 2020. http://dx.doi.org/10.1590/S010483332001000100007

VYGOTSKY, L. S. Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar. In: VYGOTSKY, L. S. São Paulo: Ícone, 1978.
Publicado
03/11/2020
Como Citar

Selecione um Formato
SILVA, Beatriz Abdalla da; JESUS, Mônica Pereira de; SILVA, Altina Abadia da. Literatura infantil e Gênero dentro do ensino EaD. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE (SEAD-CO), 3. , 2020, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . ISSN 2763-8995. DOI: https://doi.org/10.5753/seadco.2020.14670.