Educação on-line: relações entre professor e aluno no processo educacional

Resumo


Este estudo tem como objetivo apresentar experiências da educação on-line entre professor e aluno. O problema da pesquisa é a falta de comunicação e compreensão do professor sobre suas ações em um ambiente virtual de aprendizagem. Por resistência a essa metodologia de ensino, pode gerar situações de conflito que dificultam o andamento do curso. A pesquisa é justificada pela necessidade de os professores atenderem a procedimentos institucionais que possam resultar no bom funcionamento do curso e em um aprendizado enriquecedor. Trata-se de uma pesquisa descritivo-explicativo, com abordagem qualitativa, desenvolvida em duas universidades, uma pública e outra privada. Resultados apontam que a educação on-line não está centrada no professor e sim, com base na capacidade do aluno de superar, buscar e construir seu próprio conhecimento.
Palavras-chave: Professor e aluno, Educação online, Metodologia Online

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Publicado
03/11/2020
SANTOS, Rosimeire Martins Régis dos; SANTOS, Miguel Angelo Batista dos. Educação on-line: relações entre professor e aluno no processo educacional. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE (SEAD-CO), 3. , 2020, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . ISSN 2763-8995. DOI: https://doi.org/10.5753/seadco.2020.14671.