A dialogicidade entre tutor e aluno em EaD na perspectiva de Paulo Freire: a visão do discente

  • Adriane das Neves Silva IFF / Fiocruz http://orcid.org/0000-0001-5383-2618
  • Cynthia das Neves Silva SENAC / UFF / UGF
  • Solange das Neves Silva UFF / Faculdade Souza Marques
  • Samuel Gonçalves Pinto FUPAC / UERJ

Resumo


O tema central desse trabalho é analisar de que forma a aprendizagem dialógica proposta por Paulo Freire pode contribuir como facilitadora da aprendizagem, tentando verificar novas metodologias de ensino, bem como as competências e saberes inerentes ao educador na função de professor/tutor e do aluno na modalidade de Ensino a Distância. Como metodologia foi adotada uma pesquisa descritivo-exploratória com abordagem qualitativa. Assim, como o estudo podem-se identificar as contribuições da relação dialógica nas propostas de educação à distância na perspectiva de Paulo Freire. As ferramentas interativas favorecem a aprendizagem colaborativa e o diálogo, o que não garante que as mesmas por si só contribuem para o êxito dos programas a distância, sendo necessário um planejamento de como serão utilizadas as ferramentas interativas. Conclui-se que o diálogo proporcionou um caminho favorável para efetividade das ações no curso, pois quando a interação é pautada no diálogo, trazendo a proposta de valorizar e socializar o conhecimento trazido pelo aluno como eixo do processo de ensino-aprendizagem estará promovendo a construção participativa do conhecimento.
Palavras-chave: Educação à distância, Paulo Freire, Ensino-aprendizagem, Educação dialógica, Tecnologia Educacional

Referências

BELLONI, M. L. Educação à distância. Campinas, SP: Autores Associados, 2006.

BERBEL, Neusi Aparecida Navas. As metodologias ativas e a promoção de autonomia dos estudantes. Semina: Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v. 32, n. 1, p. 25-40, jan./jun. 2011.

FREIRE. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

________. Extensão ou comunicação? 13 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2006.

FUKS, Hugo ET AL. O modelo de colaboração 3C no ambiente AulaNet. Informática na Educação: Teoria e Prática, Porto Alegre, v. 7, n. 1, p. 25-48, 2004. Disponível em: http://ritv.les.inf.puc-rio.br Acesso em: 19 de maio de 2016.

KENSKI, VM. Tecnologias e ensino presencial e a distância. Campinas, São Paulo: Papirus, 2006.

MERCADO, LPL. Dificuldades na Educação à Distância Online. Alagoas: ABED, 2007. Disponível: http://www.abed.org.br/congresso2007/tc/55200761718PM.pdf. Acesso: 07/05/2016.

RIBAS, IS. Paulo Freire e a EaD: Uma relação próxima e possível. In: Congresso Brasileiro de Educação a Distância – ABED, Curitiba–Paraná- Junho 2010 disponível em: www.abed.org.br/congresso2010. Acessado em 09 de Abril de 2016.

SABBATINI, M. (2013). O pensamento pedagógico de Paulo Freire e a Educação a Distância (EaD): aproximações entre dialogia, autonomia e emancipação através da Rede. In: Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XXXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Manaus, AM – 4 a 7/09/2013. Disponível em: https://www.academia.edu/12241730/O_pensamento_pedag%C3%B3gico_de_Paulo_Freire_e_a_Educa%C3%A7%C3%A3o_a_Dist%C3%A2ncia_EaD_aproxima%C3%A7%C3%B5es_entre_dialogia_autonomia_e_emancipa%C3%A7%C3%A3o_atrav%C3%A9s_da_Rede. Acessado em: 20 de fevereiro de 2016.

SILVA, Adriane das Neves. Estudo comparativo entre ensino presencial e a distância para educação permanente de profissionais auxiliares e técnicos de enfermagem. [Dissertação de Mestrado] / Adriane das Neves Silva. – Niterói: [s.n.], 2014. 107 f.
Publicado
03/11/2020
SILVA, Adriane das Neves; SILVA, Cynthia das Neves; SILVA, Solange das Neves; PINTO, Samuel Gonçalves. A dialogicidade entre tutor e aluno em EaD na perspectiva de Paulo Freire: a visão do discente. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE (SEAD-CO), 3. , 2020, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . ISSN 2763-8995. DOI: https://doi.org/10.5753/seadco.2020.14673.