A dialogicidade entre tutor e aluno em EaD na perspectiva de Paulo Freire: a visão do discente

  • Adriane das Neves Silva IFF / Fiocruz http://orcid.org/0000-0001-5383-2618
  • Cynthia das Neves Silva SENAC / UFF / UGF
  • Solange das Neves Silva UFF / Faculdade Souza Marques
  • Samuel Gonçalves Pinto FUPAC / UERJ

Resumo


O tema central desse trabalho é analisar de que forma a aprendizagem dialógica proposta por Paulo Freire pode contribuir como facilitadora da aprendizagem, tentando verificar novas metodologias de ensino, bem como as competências e saberes inerentes ao educador na função de professor/tutor e do aluno na modalidade de Ensino a Distância. Como metodologia foi adotada uma pesquisa descritivo-exploratória com abordagem qualitativa. Assim, como o estudo podem-se identificar as contribuições da relação dialógica nas propostas de educação à distância na perspectiva de Paulo Freire. As ferramentas interativas favorecem a aprendizagem colaborativa e o diálogo, o que não garante que as mesmas por si só contribuem para o êxito dos programas a distância, sendo necessário um planejamento de como serão utilizadas as ferramentas interativas. Conclui-se que o diálogo proporcionou um caminho favorável para efetividade das ações no curso, pois quando a interação é pautada no diálogo, trazendo a proposta de valorizar e socializar o conhecimento trazido pelo aluno como eixo do processo de ensino-aprendizagem estará promovendo a construção participativa do conhecimento.
Palavras-chave: Educação à distância, Paulo Freire, Ensino-aprendizagem, Educação dialógica, Tecnologia Educacional

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Publicado
03/11/2020
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SILVA, Adriane das Neves; SILVA, Cynthia das Neves; SILVA, Solange das Neves; PINTO, Samuel Gonçalves. A dialogicidade entre tutor e aluno em EaD na perspectiva de Paulo Freire: a visão do discente. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE (SEAD-CO), 3. , 2020, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . ISSN 2763-8995. DOI: https://doi.org/10.5753/seadco.2020.14673.