Análise da política institucional do uso de carga horária a distância nos cursos presenciais do Instituto Federal Goiano
Resumo
O presente texto analisa a implantação da política de utilização de carga horária a distância em cursos presenciais do Instituto Federal Goiano. Foi realizada análise documental das Portarias publicadas pelo Ministério da Educação (MEC) que instituem e amparam tal prática. Realizamos, ainda, análise documental das regulamentações do IF Goiano para verificar o processo de implantação e situação atual da política institucional do uso de carga horária EaD nos cursos presenciais. Os resultados apontam que o ensino bimodal tem sido entendido pela instituição como uma estratégia de institucionalização da modalidade a distância, contudo, carece de maiores definições institucionais e planejamentos sistemáticos dos cursos e da instituição como um todo.
Palavras-chave:
Institucionalização da EaD, Ensino Híbrido, Semipresencial
Referências
BRASIL. Decreto nº 5.622 de 19 de dezembro de 2005. Regulamenta o art. 80 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996 , que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2005/Decreto/D5622.htm. Acesso em 15 jan. 2020.
BRASIL. Portaria MEC nº2.253, de 18 de outubro de 2001. Autoriza a inclusão de disciplinas não presenciais em cursos superiores reconhecidos. Disponível em: http://cev.org.br/biblioteca/portaria-2253-2001/. Acesso em 15 jan. 2020
BRASIL. Portaria MEC nº 4.059, de 10 de dezembro de 2004 (DOU de 13/12/2004, Seção 1, p. 34). Disponível em: http://portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf/nova/acs_portaria4059.pdf. Acesso em: 15 jan. 2020.
BRASIL. Portaria MEC nº 1.134, de 10 de outubro de 2016. Revoga a Portaria MEC nº 4.059, de 10 de dezembro de 2004, e estabelece nova redação para o tema. Disponível em: https://abmes.org.br/arquivos/legislacoes/Port-MEC-1134-2016-10-10.pdf. Acesso em: 15 jan. 2020.
BRASIL. Portaria MEC nº 1.428, de 28 de dezembro de 2018. Dispõe sobre a oferta, por Instituições de Educação Superior - IES, de disciplinas na modalidade a distância em cursos de graduação presencial. Disponível em: http://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/57496468/do1-2018-12-31-portaria-n-1-428-de-28-de-dezembro-de-2018-57496251. Acesso em: 28 jan. 2020.
BRASIL. Portaria MEC nº 2.117, de 6 de dezembro de 2019. Dispõe sobre a oferta de carga horária na modalidade de Ensino a Distância - EaD em cursos de graduação presenciais ofertados por Instituições de Educação Superior - IES pertencentes ao Sistema Federal de Ensino. Disponível em: http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-2.117-de-6-de-dezembro-de-2019-232670913. Acesso em: 28 jan. 2020.
INSTITUTO FEDERAL GOIANO (IF Goiano). Conselho Superior. Regulamento dos cursos de graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano. Dispõe sobre a organização didático-pedagógica dos cursos de Graduação, no âmbito do IF Goiano. Goiânia: Conselho Superior, 2017a. Disponível em: https://suap.ifgoiano.edu.br/media/documentos/arquivos/Regulamento_Gradua%C3%A7%C3%A3o_Conselho_Superior_Res.92-2017.pdf. Acesso em 16 jan. 2020.
INSTITUTO FEDERAL GOIANO (IF Goiano). Conselho Superior. Regulamento dos cursos da Educação Profissional Técnica de nível médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano. Dispõe sobre a organização didático-pedagógica dos cursos da Educação Profissional Técnica de nível médio, no âmbito do IF Goiano. Goiânia: Conselho Superior, 2017b. Disponível em: https://suap.ifgoiano.edu.br/media/documentos/arquivos/Regulamento_EMT_-_M%C3%89DIO-T%C3%89CNICO.pdf. Acesso em 16 jan. 2020.
INSTITUTO FEDERAL GOIANO (IF Goiano). Conselho Superior. Regulamento de Educação a Distância do IF Goiano. Dispõe sobre Regulamento dos Cursos da modalidade de Educação a Distância do IF Goiano. Goiânia: Conselho Superior, 2018a. Disponível em: https://suap.ifgoiano.edu.br/media/documentos/arquivos/Regulamento_EaD_-_IF_Goiano_vers%C3%A3o_final.pdf. Acesso em 16 jan. 2020.
INSTITUTO FEDERAL GOIANO (IF Goiano). Conselho Superior. Plano de Desenvolvimento Institucional do IF Goiano – PDI 2019 a 2023. Goiânia: Conselho Superior, 2018b. Disponível em: https://suap.ifgoiano.edu.br/media/documentos/arquivos/39_-_PDI_2019-2023_-_revisado_18-03-2019.pdf. Acesso em 16 jan. 2020.
LENCASTRE, José Alberto. Blended Learning: a evolução de um conceito. In: MONTEIRO, Angélica; MOREIRA, J. António; ALMEIDA, Ana Cristina; LENCASTRE, José Alberto (coords.). Blended learning em contexto educativo: perspectivas teóricas e práticas de investigação. 2.ed. Santo Tirso, Portugal: De Facto Editores, 2013. p. 19-32
LIMA, Daniela da Costa Britto Pereira. Políticas públicas de EaD no ensino superior: uma análise a partir das capacidades do Estado. Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Economia, Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento, 2013.
LIMA, Daniela da Costa Britto Pereira. Documento técnico contendo estudo analítico do processo de expansão de EaD ocorrido no período 2002-2012. Produto 02, 2014. Projeto Conselho Nacional de Educação. Disponível em: http://mecsrv125.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=16510&Itemid. Acesso em: 15 jan. 2020.
SEGENREICH, Stella Cecilia Duarte. A invasão silenciosa da EaD nos cursos de graduação presenciais no Brasil: questões de gestão e avaliação. Cadernos ANPAE, v. 1, p. 1-15, 2014.
SILVA, Michele Rejane Coura da. Ensino híbrido nos cursos de graduação presenciais das universidades federais: uma análise da regulamentação. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Mato Grosso, Programa de Pós-Graduação em Educação, Cuiabá, 2016.
SILVA, Michele Rejane Coura da; MACIEL, Cristiano; ALONSO, Kátia Morosov. Hibridização do ensino nos cursos de graduação presenciais das universidades federais: uma análise da regulamentação. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 33, p. 95-117, 2017.
BRASIL. Portaria MEC nº2.253, de 18 de outubro de 2001. Autoriza a inclusão de disciplinas não presenciais em cursos superiores reconhecidos. Disponível em: http://cev.org.br/biblioteca/portaria-2253-2001/. Acesso em 15 jan. 2020
BRASIL. Portaria MEC nº 4.059, de 10 de dezembro de 2004 (DOU de 13/12/2004, Seção 1, p. 34). Disponível em: http://portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf/nova/acs_portaria4059.pdf. Acesso em: 15 jan. 2020.
BRASIL. Portaria MEC nº 1.134, de 10 de outubro de 2016. Revoga a Portaria MEC nº 4.059, de 10 de dezembro de 2004, e estabelece nova redação para o tema. Disponível em: https://abmes.org.br/arquivos/legislacoes/Port-MEC-1134-2016-10-10.pdf. Acesso em: 15 jan. 2020.
BRASIL. Portaria MEC nº 1.428, de 28 de dezembro de 2018. Dispõe sobre a oferta, por Instituições de Educação Superior - IES, de disciplinas na modalidade a distância em cursos de graduação presencial. Disponível em: http://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/57496468/do1-2018-12-31-portaria-n-1-428-de-28-de-dezembro-de-2018-57496251. Acesso em: 28 jan. 2020.
BRASIL. Portaria MEC nº 2.117, de 6 de dezembro de 2019. Dispõe sobre a oferta de carga horária na modalidade de Ensino a Distância - EaD em cursos de graduação presenciais ofertados por Instituições de Educação Superior - IES pertencentes ao Sistema Federal de Ensino. Disponível em: http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-2.117-de-6-de-dezembro-de-2019-232670913. Acesso em: 28 jan. 2020.
INSTITUTO FEDERAL GOIANO (IF Goiano). Conselho Superior. Regulamento dos cursos de graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano. Dispõe sobre a organização didático-pedagógica dos cursos de Graduação, no âmbito do IF Goiano. Goiânia: Conselho Superior, 2017a. Disponível em: https://suap.ifgoiano.edu.br/media/documentos/arquivos/Regulamento_Gradua%C3%A7%C3%A3o_Conselho_Superior_Res.92-2017.pdf. Acesso em 16 jan. 2020.
INSTITUTO FEDERAL GOIANO (IF Goiano). Conselho Superior. Regulamento dos cursos da Educação Profissional Técnica de nível médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano. Dispõe sobre a organização didático-pedagógica dos cursos da Educação Profissional Técnica de nível médio, no âmbito do IF Goiano. Goiânia: Conselho Superior, 2017b. Disponível em: https://suap.ifgoiano.edu.br/media/documentos/arquivos/Regulamento_EMT_-_M%C3%89DIO-T%C3%89CNICO.pdf. Acesso em 16 jan. 2020.
INSTITUTO FEDERAL GOIANO (IF Goiano). Conselho Superior. Regulamento de Educação a Distância do IF Goiano. Dispõe sobre Regulamento dos Cursos da modalidade de Educação a Distância do IF Goiano. Goiânia: Conselho Superior, 2018a. Disponível em: https://suap.ifgoiano.edu.br/media/documentos/arquivos/Regulamento_EaD_-_IF_Goiano_vers%C3%A3o_final.pdf. Acesso em 16 jan. 2020.
INSTITUTO FEDERAL GOIANO (IF Goiano). Conselho Superior. Plano de Desenvolvimento Institucional do IF Goiano – PDI 2019 a 2023. Goiânia: Conselho Superior, 2018b. Disponível em: https://suap.ifgoiano.edu.br/media/documentos/arquivos/39_-_PDI_2019-2023_-_revisado_18-03-2019.pdf. Acesso em 16 jan. 2020.
LENCASTRE, José Alberto. Blended Learning: a evolução de um conceito. In: MONTEIRO, Angélica; MOREIRA, J. António; ALMEIDA, Ana Cristina; LENCASTRE, José Alberto (coords.). Blended learning em contexto educativo: perspectivas teóricas e práticas de investigação. 2.ed. Santo Tirso, Portugal: De Facto Editores, 2013. p. 19-32
LIMA, Daniela da Costa Britto Pereira. Políticas públicas de EaD no ensino superior: uma análise a partir das capacidades do Estado. Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Economia, Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento, 2013.
LIMA, Daniela da Costa Britto Pereira. Documento técnico contendo estudo analítico do processo de expansão de EaD ocorrido no período 2002-2012. Produto 02, 2014. Projeto Conselho Nacional de Educação. Disponível em: http://mecsrv125.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=16510&Itemid. Acesso em: 15 jan. 2020.
SEGENREICH, Stella Cecilia Duarte. A invasão silenciosa da EaD nos cursos de graduação presenciais no Brasil: questões de gestão e avaliação. Cadernos ANPAE, v. 1, p. 1-15, 2014.
SILVA, Michele Rejane Coura da. Ensino híbrido nos cursos de graduação presenciais das universidades federais: uma análise da regulamentação. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Mato Grosso, Programa de Pós-Graduação em Educação, Cuiabá, 2016.
SILVA, Michele Rejane Coura da; MACIEL, Cristiano; ALONSO, Kátia Morosov. Hibridização do ensino nos cursos de graduação presenciais das universidades federais: uma análise da regulamentação. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 33, p. 95-117, 2017.
Publicado
03/11/2020
Como Citar
RODRIGUES, Marina Campos Nori; CRUZ, Joseany Rodrigues.
Análise da política institucional do uso de carga horária a distância nos cursos presenciais do Instituto Federal Goiano. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE (SEAD-CO), 3. , 2020, Evento Online.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2020
.
ISSN 2763-8995.
DOI: https://doi.org/10.5753/seadco.2020.14677.