Análise da política institucional do uso de carga horária a distância nos cursos presenciais do Instituto Federal Goiano

Resumo


O presente texto analisa a implantação da política de utilização de carga horária a distância em cursos presenciais do Instituto Federal Goiano. Foi realizada análise documental das Portarias publicadas pelo Ministério da Educação (MEC) que instituem e amparam tal prática. Realizamos, ainda, análise documental das regulamentações do IF Goiano para verificar o processo de implantação e situação atual da política institucional do uso de carga horária EaD nos cursos presenciais. Os resultados apontam que o ensino bimodal tem sido entendido pela instituição como uma estratégia de institucionalização da modalidade a distância, contudo, carece de maiores definições institucionais e planejamentos sistemáticos dos cursos e da instituição como um todo.
Palavras-chave: Institucionalização da EaD, Ensino Híbrido, Semipresencial

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Publicado
03/11/2020
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RODRIGUES, Marina Campos Nori; CRUZ, Joseany Rodrigues. Análise da política institucional do uso de carga horária a distância nos cursos presenciais do Instituto Federal Goiano. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE (SEAD-CO), 3. , 2020, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . ISSN 2763-8995. DOI: https://doi.org/10.5753/seadco.2020.14677.