Educação híbrida na Formação dos Indígenas A’uwẽ Uptabi (Xavante): o contexto do curso de Pedagogia EaD IE/NEAD/UFMT/UAB

  • Maria Aparecida Rezende UFMT
  • Glauce Viana de Souza Torres UFMT

Resumo


O artigo realiza diálogo acerca da Educação Híbrida no desenvolvimento formativo dos estudantes indígenas A’uwẽ uptabi (Xavante) no contexto do Curso de Pedagogia EaD/UFMT. Os dados deste artigo advêm de pesquisas bibliográficas, documentais e observações pedagógicas realizadas no AVA do curso em tela. A análise potencializa assertivas que há prática formativa da educação híbrida ao longo do desenvolvimento do curso, e que a história do curso foi reivindicando hibridez para que ele se sustentasse com qualidade, diante dos contingenciamentos sofridos na educação pública, sobretudo a educação a distância. Como forma de resistência, o ensino superior indígena mantém-se enquanto demanda nacional, e a EaD com subsídio da educação híbrida assume papel de destaque para o alcance do ensino superior dos indígenas.
Palavras-chave: Educação a distância, Educação online, Educação híbrida

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Publicado
03/11/2020
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REZENDE, Maria Aparecida; TORRES, Glauce Viana de Souza. Educação híbrida na Formação dos Indígenas A’uwẽ Uptabi (Xavante): o contexto do curso de Pedagogia EaD IE/NEAD/UFMT/UAB. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE (SEAD-CO), 3. , 2020, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . ISSN 2763-8995. DOI: https://doi.org/10.5753/seadco.2020.14679.