O Moodle como apoio ao ensino presencial: a fase de avaliação de uma proposta com Design Instrucional
Resumo
A presença das tecnologias de informação e comunicação e seu uso na educação possibilitam a ressignificação das práticas pedagógicas, bem como novas perspectivas para o ensino e aprendizagem. O presente estudo, resultado de uma pesquisa de Mestrado em Educação da UFMT, aborda o uso de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) com a adoção do design instrucional (DI) para a elaboração de estratégias e de recursos a serem empregados na aprendizagem, descrevendo de forma sucinta o planejar (análise, design e desenvolvimento) e o implementar, destacando o avaliar, com base nas percepções dos alunos do primeiro ano do ensino médio de uma escola estadual de um curso que deu apoio à disciplina de Matemática sob a ótica do Design Instrucional.
Palavras-chave:
Design Instrucional, Moodle, Matemática
Referências
ANJOS, Alexandre M. dos. Tecnologias da informação e da comunicação, aprendizado eletrônico e ambientes virtuais de aprendizagem. In. MACIEL, Cristiano (Org.). Educação a Distância: Ambientes Virtuais de aprendizagem. Cuiabá: EdUFMT, 2013. p. 11-57.
BRASIL, Ministério da Educação. Resolução CNE/CEB Nº 1, de 2016. Diário Oficial da União, Brasília, 3 de fevereiro de 2016, Seção 1, p. 6. Disponível em:. Acesso em: 24/fev./2016.
FILATRO, Andrea. Design Instrucional na prática. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2008.
FILATRO, Andrea. Design Instrucional contextualizado: educação e tecnologia. 3 ed. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2010.
KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e ensino presencial e a distância. 9º ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.
MARTINS, Heloisa Helena Teixeira de Souza. Metodologia qualitativa de pesquisa. Educ.Pesquisa. São Paulo, v. 30, n. 2, p. 289-300, ago. 2004. Disponível em:. Acesso em: 23/Out./2015.
MORAN, José Manuel. Mudando a educação com metodologias ativas. Coleção Mídias Contemporâneas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. Vol. II Carlos Alberto de Souza e Ofelia Elisa Torres Morales (orgs.). PG: Foca Foto-PROEX/UEPG, 2015. Disponível em:< http://www.scoop.it/t/educacao-humanista-inovadora>. Acesso em: 29/fev./2016.
STAKE, Robert E. Investigación con estudio de Casos, 5. ed. reimpressão. Tradução: Roc Filella. Madrid, Espãna: Ediciones Morata, S. L., 2010.
SVENSSON, Ann. Instructional-design theories applied on a web-based learning application. Fifth International Conference on Information Technology: New Generations, IEEE, 2008. p. 845-850. Disponível em: < http://dl.acm.org/citation.cfm?id=1396808.1397564&coll=DL&dl=GUIDE>. Acesso em: 02/set./2015.
BRASIL, Ministério da Educação. Resolução CNE/CEB Nº 1, de 2016. Diário Oficial da União, Brasília, 3 de fevereiro de 2016, Seção 1, p. 6. Disponível em:
FILATRO, Andrea. Design Instrucional na prática. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2008.
FILATRO, Andrea. Design Instrucional contextualizado: educação e tecnologia. 3 ed. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2010.
KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e ensino presencial e a distância. 9º ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.
MARTINS, Heloisa Helena Teixeira de Souza. Metodologia qualitativa de pesquisa. Educ.Pesquisa. São Paulo, v. 30, n. 2, p. 289-300, ago. 2004. Disponível em:
MORAN, José Manuel. Mudando a educação com metodologias ativas. Coleção Mídias Contemporâneas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. Vol. II Carlos Alberto de Souza e Ofelia Elisa Torres Morales (orgs.). PG: Foca Foto-PROEX/UEPG, 2015. Disponível em:< http://www.scoop.it/t/educacao-humanista-inovadora>. Acesso em: 29/fev./2016.
STAKE, Robert E. Investigación con estudio de Casos, 5. ed. reimpressão. Tradução: Roc Filella. Madrid, Espãna: Ediciones Morata, S. L., 2010.
SVENSSON, Ann. Instructional-design theories applied on a web-based learning application. Fifth International Conference on Information Technology: New Generations, IEEE, 2008. p. 845-850. Disponível em: < http://dl.acm.org/citation.cfm?id=1396808.1397564&coll=DL&dl=GUIDE>. Acesso em: 02/set./2015.
Publicado
03/11/2020
Como Citar
SASSI, Sabrina Bourscheid; MACIEL, Cristiano; PEREIRA, Vinícius Carvalho.
O Moodle como apoio ao ensino presencial: a fase de avaliação de uma proposta com Design Instrucional. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE (SEAD-CO), 3. , 2020, Evento Online.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2020
.
ISSN 2763-8995.
DOI: https://doi.org/10.5753/seadco.2020.14684.