Formação continuada de professores, mediações tecnológicas e letramentos digitais
Resumo
A Revisão Sistemática apresentada teve como objetivo levantar trabalhos acadêmico-científicos com as temáticas Tecnologias Digitais, Letramentos Digitais e Formação Continuada de Professores visando compreender a conceituação e os objetivos que embasam as discussões e como estes são articulados como mediadores nas práticas realizadas. A consulta foi realizada em duas bases de dados eletrônicos: o Banco de Teses e Dissertações da Capes e a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. A pesquisa selecionou 8 estudos para análise qualitativa a partir dos critérios previstos na RS. Os resultados apontam lacunas e ausências de trabalhos que discutam os letramentos digitais na formação continuada de professores com práticas mediadas pelo uso de tecnologias digitais.
Palavras-chave:
Tecnologias Digitais, Formação Continuada de Professores, Letramentos digitais, Mediações
Referências
CASTRO, A. A. Revisão sistemática e metanálise. São Paulo: LEDDIS/UNIFESP, 2001. Disponível em: http://www.usinadepesquisa.com/metodologia/wp-content/uploads/2010/08/meta1.pdf Acesso em 18/11/ 2019.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. Editora Atlas SA, 2008.
LUCENA, Simone. Culturas digitais e tecnologias móveis na educação. Educar em Revista. Curitiba, Brasil, n. 59, p. 277-290, jan./mar. 2016.
SILVA, Danilo Garcia da; ALONSO, Katia Morosov. Formação on-line e praticantes culturais: elementos sócio-históricos em contextos de formação na cultura digital. Momento - Diálogos em Educação, ABNT, v. 27, n. 1, p. 108-127, maio 2018. ISSN 2316-3100.
SOUZA, Terezinha Fernandes Martins de. Ondas em ressonância: letramentos digitais de estudantes na Universidade Aberta de Portugal. Tese de Doutorado. Ed.UFSC, 2016.
TOZETTO. Susana Soares. Docência e formação continuada. In: Educere: XIII Congresso Nacional de Educação. Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação (SIRSSE).
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. Editora Atlas SA, 2008.
LUCENA, Simone. Culturas digitais e tecnologias móveis na educação. Educar em Revista. Curitiba, Brasil, n. 59, p. 277-290, jan./mar. 2016.
SILVA, Danilo Garcia da; ALONSO, Katia Morosov. Formação on-line e praticantes culturais: elementos sócio-históricos em contextos de formação na cultura digital. Momento - Diálogos em Educação, ABNT, v. 27, n. 1, p. 108-127, maio 2018. ISSN 2316-3100.
SOUZA, Terezinha Fernandes Martins de. Ondas em ressonância: letramentos digitais de estudantes na Universidade Aberta de Portugal. Tese de Doutorado. Ed.UFSC, 2016.
TOZETTO. Susana Soares. Docência e formação continuada. In: Educere: XIII Congresso Nacional de Educação. Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação (SIRSSE).
Publicado
03/11/2020
Como Citar
HAYASHI, Mariana Hanae Nascimento; PAULA, Marta da Conceição de; FERNANDES, Terezinha.
Formação continuada de professores, mediações tecnológicas e letramentos digitais. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE (SEAD-CO), 3. , 2020, Evento Online.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2020
.
ISSN 2763-8995.
DOI: https://doi.org/10.5753/seadco.2020.14686.