Fórum como interface de mediação: um olhar sobre a atuação de professores formadores
Resumo
Este artigo teve como objetivo compreender o uso do fórum como interface de mediação e refletir sobre a atuação do professor formador neste espaço. O estudo foi desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica e análise do registro das mediações feitas por quatro professores formadores, em quatro disciplinas do curso de Licenciatura em Pedagogia, modalidade a distância NEAD/UAB/UFMT, Turmas 1 e 2, polo de Água Boa – MT, em dezoito fóruns de discussão, no ambiente virtual de aprendizagem (AVA). Os resultados apontam a necessidade de ampliação deste campo de atuação dos professores formadores e a fundamental importância da mediação em fóruns de discussão para potencializar a interação entre pares e a construção de aprendizagens significativas.
Palavras-chave:
Mediação, Professor Formador, Educação a Distância
Referências
ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Educação a Distância na Internet: abordagens e contribuições dos ambientes digitais de aprendizagem. Educação e Pesquisa, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, v.29, n.2, p. 327-340, jul./dez. 2003. http://www.scielo.br/pdf/ep/v29n2/a10v29n2.pdf Acesso em 10/08/2018
BELLONI, Maria Luiza. O que é Mídia e Educação. Campinas: Autores Associados, 2001.
BELLONI, Maria Luiza. Educação a distância. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2003.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei número 9394, 20 de dezembro de 1996. Senado Federal. Senador Ramez Brasília 2005. Disponível https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/70320/65.pdf Acesso em 24/072018
BRASIL, Câmara dos Deputados. Legislação Informatizada. Decreto nº 5.622, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2005. https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/2005/decreto-5622-19-dezembro-2005-539654-publicacaooriginal-39018-pe.html
KEARSLEY, G. Educação on-line: aprendendo e ensinando. Tradução Mauro de Campos Silva. São Paulo: Cengage Learning, 2011.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. Tradução de Carlos Irineu da Costa. São Paulo, Ed. 34, 1999.
LOPES, Maria Cristina L. Paniago; XAVIER, Selma Lúcia da Costa. A afetividade nas inter-relações professores e alunos no ambiente digital. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância. Associação Brasileira de Educação à Distância. São Paulo. v.6, p. Dez 1-17.2007.Disponível em http://seer.abed.net.br/pndex.php/RBAAD/artpcle/vpew/184/63
MASETTO, M. T.; MORAN, J. M.; BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2000.
MORAN, José Manuel. Desafios da educação a distância no Brasil. In: ARANTES, Valéria Amorim (org.). Educação a distância: pontos e contrapontos. São Paulo: Summus, 2011.
MELLO, G.N. Educação Escolar Brasileira: o que trouxemos do século XX. Rio de Janeiro: Artmed, 2004.
OLIVEIRA, Gerson Pastre de. O fórum em um ambiente virtual de aprendizado colaborativo. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/267714580_O_FORUM_EM_UM_AMBIENTE_VIRTUAL_DE_APRENDIZADO_COLABORATIVO
OLIVEIRA, Elsa Guimarães. Educação a distância na transição paradigmática. Campinas, SP: Papirus, 2003 – Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico.
PRETI, Oreste. Educação a distância: fundamentos e políticas. Cuiabá: EdUFMT, 2009.
SANTAELLA, L. A Matrizes da linguagem e pensamento: sonora, visual, verbal. São Paulo: Iluminuras, 2001.
VILARINHO. Lúcia Regina Goulart; SANDE, Iêda Carvalho. Formação Continuada de Professores em Cursos on-line. Novas Perspectivas no Processo Ensino-Aprendizagem? In: Anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. 14., 2003, Rio de Janeiro. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2003, p: 05-14.
BELLONI, Maria Luiza. O que é Mídia e Educação. Campinas: Autores Associados, 2001.
BELLONI, Maria Luiza. Educação a distância. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2003.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei número 9394, 20 de dezembro de 1996. Senado Federal. Senador Ramez Brasília 2005. Disponível https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/70320/65.pdf Acesso em 24/072018
BRASIL, Câmara dos Deputados. Legislação Informatizada. Decreto nº 5.622, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2005. https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/2005/decreto-5622-19-dezembro-2005-539654-publicacaooriginal-39018-pe.html
KEARSLEY, G. Educação on-line: aprendendo e ensinando. Tradução Mauro de Campos Silva. São Paulo: Cengage Learning, 2011.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. Tradução de Carlos Irineu da Costa. São Paulo, Ed. 34, 1999.
LOPES, Maria Cristina L. Paniago; XAVIER, Selma Lúcia da Costa. A afetividade nas inter-relações professores e alunos no ambiente digital. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância. Associação Brasileira de Educação à Distância. São Paulo. v.6, p. Dez 1-17.2007.Disponível em http://seer.abed.net.br/pndex.php/RBAAD/artpcle/vpew/184/63
MASETTO, M. T.; MORAN, J. M.; BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2000.
MORAN, José Manuel. Desafios da educação a distância no Brasil. In: ARANTES, Valéria Amorim (org.). Educação a distância: pontos e contrapontos. São Paulo: Summus, 2011.
MELLO, G.N. Educação Escolar Brasileira: o que trouxemos do século XX. Rio de Janeiro: Artmed, 2004.
OLIVEIRA, Gerson Pastre de. O fórum em um ambiente virtual de aprendizado colaborativo. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/267714580_O_FORUM_EM_UM_AMBIENTE_VIRTUAL_DE_APRENDIZADO_COLABORATIVO
OLIVEIRA, Elsa Guimarães. Educação a distância na transição paradigmática. Campinas, SP: Papirus, 2003 – Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico.
PRETI, Oreste. Educação a distância: fundamentos e políticas. Cuiabá: EdUFMT, 2009.
SANTAELLA, L. A Matrizes da linguagem e pensamento: sonora, visual, verbal. São Paulo: Iluminuras, 2001.
VILARINHO. Lúcia Regina Goulart; SANDE, Iêda Carvalho. Formação Continuada de Professores em Cursos on-line. Novas Perspectivas no Processo Ensino-Aprendizagem? In: Anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. 14., 2003, Rio de Janeiro. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2003, p: 05-14.
Publicado
03/11/2020
Como Citar
ABREU, Elis Ribeiro de; CARVALHO, Shirley de Jesus; FERNANDES, Terezinha.
Fórum como interface de mediação: um olhar sobre a atuação de professores formadores. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE (SEAD-CO), 3. , 2020, Evento Online.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2020
.
ISSN 2763-8995.
DOI: https://doi.org/10.5753/seadco.2020.14692.