Aprendizagem invertida na educação física: possibilidades para a formação de professores e mediações pedagógicas

Resumo


A Aprendizagem Invertida é uma proposta emergente e apresenta novos caminhos para o processo de ensino de aprendizagem ativa e significativa. Seria a aprendizagem invertida uma possibilidade a ser contemplada na formação de professores e essa contribuiria com a prática e a mediação pedagógica no ambiente escolar? A partir da pesquisa bibliográfica os estudos trazem desafios e possibilidades para uma nova proposta pedagógica sendo possível inferir que a aprendizagem mais dinâmica e interativa, por meio de diferentes estratégias, pode trazer uma nova vivência para o futuro professor de educação física. A partir dos resultados parciais é possível afirmar que a aprendizagem invertida poderá auxiliar, se contemplada dentro do campo da formação de professores, a área da educação física escolar.
Palavras-chave: Aprendizagem Invertida, Educação Física, Prática e Mediação Pedagógica

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Publicado
03/11/2020
OLIVEIRA, Achilles Alves de; SILVA, Yara Fonseca de Oliveira. Aprendizagem invertida na educação física: possibilidades para a formação de professores e mediações pedagógicas. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE (SEAD-CO), 3. , 2020, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . ISSN 2763-8995. DOI: https://doi.org/10.5753/seadco.2020.14693.