PODCAST na escola: mais um recurso tecnológico ou espaço de produção de conteúdo?

Resumo


Pensando o uso de novas tecnologias no ambiente escolar, a mídia podcast aparece como nova possibilidade, uma vez que é dinâmica e pode estar presente no cotidiano dos alunos dos diversos níveis de escolaridade, sobretudo, entre os jovens. O objetivo deste artigo é relatar a(s) percepções(s) de participantes de um workshop sobre podcast em relação à própria mídia e ao uso da mesma no ensino. Por se tratar de um curso voltado para profissionais da comunicação, as percepções de ensino e uso de mídias é percebido apenas como ferramenta, o que nos proporciona uma reflexão sobre com a educação lida com as diferentes formas de comunicação na atualidade.
Palavras-chave: Podcast, Ensino, Práticas sociais

Referências

AVELAR, Michelly; FREITAS, Carla Conti de. Gameplay, Walkthrough e Let’s Play:Um Olhar Para a Cibercultura na Educação. In: TEIXEIRA, Zenaide Dias; KOCHHANN, Andrea; PORTO, Marcelo Duarte. Educação, Gestão e Tecnologias: caminhos entrelaçados. Curitiba: CRV, 2018.

BNCC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/implementacao/praticas/caderno-de-praticas/aprofundamentos/193-tecnologias-digitais-da-informacao-e-comunicacao-no-contexto-escolar-possibilidades. Acesso em: 27 jan. 2020.

FALCÃO, Bárbara; BORGES, Taynara. Podcast: Introdução, Prática e Mercado. Agência Reverbera: Brasil, 2019.

MARCUSCHI, Luiz. Antônio. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONISIO, Angela Paiva; MACHADO, Anna Rachel; BEZERRA, Maria Auxiliadora. Gêneros textuais e ensino. 4. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005.

MARINHO, Sílvia Maria Santos. Os meio de comunicação e sua influência na sociedade atual. II CONDEDU - CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Campina Grande: 2015. Disponível em: http://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV045_MD1_SA16_ID6627_17082015025331.pdf. Acesso em: 27 jan. 2020.

MONTEIRO, Jean. O compromisso do jornalismo com a sustentabilidade. Observatório da Imprensa. ed. 879. Dez/2015. Disponível em: http://observatoriodaimprensa.com.br/jornalismo-ambiental/o-compromisso-do-jornalismo-com-a-sustentabilidade/ Acesso em: 27 jan. 2020.

MONTEMOR, Walquiria. Linguagem digital e interpretação: perspectivas epistemológicas. Trab. Ling. Aplic. Campinas, 46(1). 2007. p. 31-44.

PESQUISA IBOPE. Disponível em . Acesso em: 27 jan. 2020.

ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo. Letramentos. In: ____. Letramentos, mídias e linguagem. São Paulo: Parábola, 2019. p.11-28.
Publicado
03/11/2020
Como Citar

Selecione um Formato
MORAES, Monalisa Pedroso; FREITAS, Carla Conti de. PODCAST na escola: mais um recurso tecnológico ou espaço de produção de conteúdo?. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE (SEAD-CO), 3. , 2020, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . ISSN 2763-8995. DOI: https://doi.org/10.5753/seadco.2020.14694.