Institucionalização da EAD: Reflexões a partir da Gestão e Organização
Resumo
O texto objetiva refletir sobre a institucionalização da EaD nas instituições de educação superior (IES), a partir de uma perspectiva meso, considerando sua gestão e organização. Compreende-se que a EaD, a partir de estudos teóricos, pode ser vista como uma mudança estrutural nas IES, visto que altera a estrutura organizacional, os seus processos formais e as suas práticas institucionais. Os autores utilizados para as reflexões são Bauer (2008), Rodriguez (2007) e Glatter (1995). Nessa perspectiva, a sua institucionalização pode ser compreendida a partir de uma gestão que considere a EaD como um processo em implementação, e não como um acontecimento, e pode ser incorporada pela IES a partir de algumas fases específicas, considerando o diálogo constante como parte do clima organizacional.
Palavras-chave:
EaD, Institucionalização, Gestão e Organização
Referências
ANTUNES, Ricardo. Adeus ao Trabalho? Ensaio sobre as metamorfoses e a centralidade do mundo do trabalho. 6 ed. Campinas, SP: Ed. Unicamp, 1999.
BAUER, Ruben. Gestão da mudança: caos e complexidade nas organizações. São Paulo: Atlas, 2008.
DIAS SOBRINHO, José. Universidade e avaliação: entre a ética e o mercado. Florianópolis: Insular, 2002
FARIA, Juliana Guimarães. Gestão e organização da educação a distância em universidade pública: um estudo sobre a Universidade Federal de Goiás. Tese (Doutorado em Educação) – Goiânia/GO, UFG/FE, 2011.
FÁVERO, Maria de Lourdes A. Autonomia universitária mais uma vez: subsídios para o debate. In: SGUISSARDI, Valdemar (org.). Educação Superior: velhos e novos desafios. São Paulo: Xamã, 2000.
GLATTER, Ron. A gestão como meio de inovação e mudança nas escolas. In: NÓVOA, Antônio (coord.). Organizações escolares em análise. 2 ed. Lisboa: Dom Quixote, 1995.
INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Resumo Técnico – Censo da Educação Superior 2012. Brasília: INEP, 2014.
LIMA, Licínio. A “escola” como categoria na pesquisa em educação. In: Educação Unisinos. v. 12, n.2, mai./ago. São Leopoldo: Ed. Unisinos, 2008. p. 82-88.
NÓVOA, Antônio. Para uma análise das instituições escolares. In: NÓVOA, Antônio (coord.). Organizações escolares em análise. 2 ed. Lisboa: Dom Quixote, 1995.
OLIVEIRA, Glevya Maria Simões de. A gestão no sistema de EAD. In: PRETI, Oreste (org.). Educação a Distância: processos de gestão. Cuiabá: UFMT, 2010.
RODRIGUEZ, Martius Vicente Rodriguez y. Gestão empresarial em organizações aprendizes: a arte de gerir mudanças. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2007.
BAUER, Ruben. Gestão da mudança: caos e complexidade nas organizações. São Paulo: Atlas, 2008.
DIAS SOBRINHO, José. Universidade e avaliação: entre a ética e o mercado. Florianópolis: Insular, 2002
FARIA, Juliana Guimarães. Gestão e organização da educação a distância em universidade pública: um estudo sobre a Universidade Federal de Goiás. Tese (Doutorado em Educação) – Goiânia/GO, UFG/FE, 2011.
FÁVERO, Maria de Lourdes A. Autonomia universitária mais uma vez: subsídios para o debate. In: SGUISSARDI, Valdemar (org.). Educação Superior: velhos e novos desafios. São Paulo: Xamã, 2000.
GLATTER, Ron. A gestão como meio de inovação e mudança nas escolas. In: NÓVOA, Antônio (coord.). Organizações escolares em análise. 2 ed. Lisboa: Dom Quixote, 1995.
INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Resumo Técnico – Censo da Educação Superior 2012. Brasília: INEP, 2014.
LIMA, Licínio. A “escola” como categoria na pesquisa em educação. In: Educação Unisinos. v. 12, n.2, mai./ago. São Leopoldo: Ed. Unisinos, 2008. p. 82-88.
NÓVOA, Antônio. Para uma análise das instituições escolares. In: NÓVOA, Antônio (coord.). Organizações escolares em análise. 2 ed. Lisboa: Dom Quixote, 1995.
OLIVEIRA, Glevya Maria Simões de. A gestão no sistema de EAD. In: PRETI, Oreste (org.). Educação a Distância: processos de gestão. Cuiabá: UFMT, 2010.
RODRIGUEZ, Martius Vicente Rodriguez y. Gestão empresarial em organizações aprendizes: a arte de gerir mudanças. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2007.
Publicado
12/04/2018
Como Citar
FARIA, Juliana Guimarães.
Institucionalização da EAD: Reflexões a partir da Gestão e Organização. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE (SEAD-CO), 2. , 2018, Campo Grande/MS.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2018
.
ISSN 2763-8995.
DOI: https://doi.org/10.5753/seadco.2018.14813.