Institucionalização da Educação a Distância na UNB na Perspectiva da Autoavaliação

Resumo


Este trabalho tem como objetivo apresentar os resultados da pesquisa desenvolvida no âmbito da Universidade de Brasília, que buscou compreender o processo de Institucionalização da Educação Distância na instituição. A pesquisa em questão analisou, dentre outros aspectos, a trajetória histórica e legal da EaD, os diferentes momentos de transição, as ações e projetos desenvolvidos, os cursos ofertados na modalidade, mapeou as características da estrutura e organização da EaD, considerando: rotinas, infraestrutura, equipe de apoio, grupos de estudos e pesquisas cadastrados, padronização de procedimentos e acesso às informações. No caso desse trabalho, apresentaremos o que trazem os relatórios de autoavaliação sobre a institucionalização da EaD na UnB, além das falas dos seus gestores sobre esse processo. Os resultados apontam fragilidades no processo de institucionalização, no qual a universidade tem como desafios: alcançar a convergência das modalidades presencial e a distância; a construção de política de qualificação e de carreira docente que contemple a modalidade; a ampliação de pesquisas aplicadas e que possam aprimorar os processos de gestão e pedagógicos; a atualização da infraestrutura; a ampliação do debate sobre a identidade institucional; e, o reconhecimento de novas possibilidades formativas a partir da educação a distância.
Palavras-chave: Institucionalização, Autoavaliação institucional, Educação a Distância

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Publicado
12/04/2018
SANTOS, Catarina de Almeida; NOGUEIRA, Danielle Xabregas Pamplona. Institucionalização da Educação a Distância na UNB na Perspectiva da Autoavaliação. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE (SEAD-CO), 2. , 2018, Campo Grande/MS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . ISSN 2763-8995. DOI: https://doi.org/10.5753/seadco.2018.14817.