Educação Matemática com a inserção das Tecnologias de Informação e Comunicação: uma proposta de Reconstrução do Processo de Ensino e Aprendizagem
Resumo
Este artigo apresenta diferentes olhares sobre as novas tecnologias e a educação matemática. As atividades docentes desenvolvidas atualmente possibilitam reflexões e alternativas teórico-metodológicas na utilização das tecnologias de informação e comunicação (TICs) nos cursos de formação de professores. Assim, a princípio busca-se diferenciar Matemática e Educação Matemática. Prossegue-se com o diálogo sobre a Educação Matemática com inserção das (TICs). Por fim menciona-se a criação de um blog para o conhecimento e mediação na capacitação de acadêmicos do curso de pedagogia da UniEVANGÉLICA, objetivando não apenas a compreensão de tais tecnologias e os conceitos da ciência em estudo, mas como uma proposta de reconstrução do processo de ensino e aprendizagem.
Palavras-chave:
Educação Matemática, Formação de Professores, TICs
Referências
BRASIL – Ministério da Educação – Secretaria de Educação Fundamental – PCN’s Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília MEC/SEF, 1998.
CURY, H. N. (org). Disciplinas matemáticas em cursos superiores: reflexões, relatos, propostas. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004.
D’AMBROSIO, U. Educação matemática: da teoria à prática. Campinas, SP: Papirus, 1996.
FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. 2a Ed. rev- Campinas, São Paulo: autores associados, 2007.
FIORENTINI, D. A didática e a prática de ensino mediadas pela investigação sobre a prática. In: ROMANOWSKI, J. P. et al. (Org.) Conhecimento local e conhecimento universal: pesquisa, didática e ação docente. Curitiba: Champanhat, 2004. p.243-257.
FLORIANI, J. V. Professor e pesquisador: exemplificação apoiada na matemática. 2 ed. Blumenau: EdiFurb, 2000.
FONSECA, Maria Aparecida Rodrigues da. A Escola de Tempo Integral e a Aprendizagem Mediada pelas Novas Tecnologias Educacionais. Trabalho de conclusão do Curso de Especialização em Metodologia do Ensino Fundamental, do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação, da Universidade Federal de Goiás. Anápolis 2010.
FROTA, M. C.; BORGES, O. Perfis de entendimento sobre o uso de tecnologias na educação matemática. In: 27a. Reunião Anual da ANPEd, 2004, Caxambu, MG. Sociedade, Democracia e Educação: Qual Universidade? Rio de Janeiro: ANPEd, 2004.
KAWASAKI, T. F. Tecnologias na sala de aula de matemática: resistências e mudanças na formação continuada de professores. 2008. 212f. Tese (Doutorado em Conhecimento e Inclusão Social). Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2008. Disponível em:http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace /bitstream/handle/1843/FAEC-84XH59/teresinhakawasakitese.pdf?sequence=1Acesso em : 20/02/2012.
KLUTH, V. S.; MOURA, S. P. R. Preâmbulos investigativos sobre o uso de softwares como ato propulsor do pensar matemático. In: Maria Aparecida Viggiani Bicudo. (Org.). Ciberespaço - Possiblidades para o mundo da educação. 1ed.São Paulo: Livraria da Física, 2014, v. 1, p. 221-247
NACARATO, A. M.; MEGALI, B. L. S.; PASSOS, C. L. B. A matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: Tecendo fios do ensinar e do aprender. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.
NETO, S. P. Entrevista. Educação Matemática em Revista. n. 9/10, 2001, p.5-9.
PORTANOVA, R. (org) Um currículo de matemática em movimento. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2005.
SKOVSMOSE, O. e VALERO, P. Breaking political neutrality: the critical engagement of mathematics education with democracy. In: ATEWEH, Bill et alii. Sociocultural research on mathematics education: an international perspective. Lawrence Erlbaun Associates: London, 2001.
SOUZA, A. C. C. de. Sensos matemáticos: uma abordagem externalista da matemática. F. E. UNICAMP/DEME. Campinas: 1992.
CURY, H. N. (org). Disciplinas matemáticas em cursos superiores: reflexões, relatos, propostas. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004.
D’AMBROSIO, U. Educação matemática: da teoria à prática. Campinas, SP: Papirus, 1996.
FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. 2a Ed. rev- Campinas, São Paulo: autores associados, 2007.
FIORENTINI, D. A didática e a prática de ensino mediadas pela investigação sobre a prática. In: ROMANOWSKI, J. P. et al. (Org.) Conhecimento local e conhecimento universal: pesquisa, didática e ação docente. Curitiba: Champanhat, 2004. p.243-257.
FLORIANI, J. V. Professor e pesquisador: exemplificação apoiada na matemática. 2 ed. Blumenau: EdiFurb, 2000.
FONSECA, Maria Aparecida Rodrigues da. A Escola de Tempo Integral e a Aprendizagem Mediada pelas Novas Tecnologias Educacionais. Trabalho de conclusão do Curso de Especialização em Metodologia do Ensino Fundamental, do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação, da Universidade Federal de Goiás. Anápolis 2010.
FROTA, M. C.; BORGES, O. Perfis de entendimento sobre o uso de tecnologias na educação matemática. In: 27a. Reunião Anual da ANPEd, 2004, Caxambu, MG. Sociedade, Democracia e Educação: Qual Universidade? Rio de Janeiro: ANPEd, 2004.
KAWASAKI, T. F. Tecnologias na sala de aula de matemática: resistências e mudanças na formação continuada de professores. 2008. 212f. Tese (Doutorado em Conhecimento e Inclusão Social). Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2008. Disponível em:http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace /bitstream/handle/1843/FAEC-84XH59/teresinhakawasakitese.pdf?sequence=1Acesso em : 20/02/2012.
KLUTH, V. S.; MOURA, S. P. R. Preâmbulos investigativos sobre o uso de softwares como ato propulsor do pensar matemático. In: Maria Aparecida Viggiani Bicudo. (Org.). Ciberespaço - Possiblidades para o mundo da educação. 1ed.São Paulo: Livraria da Física, 2014, v. 1, p. 221-247
NACARATO, A. M.; MEGALI, B. L. S.; PASSOS, C. L. B. A matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: Tecendo fios do ensinar e do aprender. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.
NETO, S. P. Entrevista. Educação Matemática em Revista. n. 9/10, 2001, p.5-9.
PORTANOVA, R. (org) Um currículo de matemática em movimento. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2005.
SKOVSMOSE, O. e VALERO, P. Breaking political neutrality: the critical engagement of mathematics education with democracy. In: ATEWEH, Bill et alii. Sociocultural research on mathematics education: an international perspective. Lawrence Erlbaun Associates: London, 2001.
SOUZA, A. C. C. de. Sensos matemáticos: uma abordagem externalista da matemática. F. E. UNICAMP/DEME. Campinas: 1992.
Publicado
12/04/2018
Como Citar
MOURA, Simone de Paula Rodrigues; FONSECA, Maria Aparecida.
Educação Matemática com a inserção das Tecnologias de Informação e Comunicação: uma proposta de Reconstrução do Processo de Ensino e Aprendizagem. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE (SEAD-CO), 2. , 2018, Campo Grande/MS.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2018
.
ISSN 2763-8995.
DOI: https://doi.org/10.5753/seadco.2018.14834.