Prática Docente e Tecnologias Educacionais: um Estudo de Caso nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Resumo
O artigo tem como tema a prática docente e as tecnologias na educação. Apresenta reflexões de um Trabalho de Conclusão de Curso, o objetivo foi compreender as dificuldades dos professores em utilizar tecnologias como recurso pedagógico. É um estudo de caso, de natureza qualitativa, com metodologia de uma pesquisa bibliográfica/de campo. Os resultados revelam os desafios que os professores têm enfrentado nas escolas. Conclui-se que o tema necessita de debates, para que os professores possam desenvolver práticas ativas para despertar nos alunos, desde o início da formação escolar a consciência científica, o pensamento crítico e o princípio ético na tomada de decisões para que possam construir o conhecimento com significado.
Palavras-chave:
Pratica docente, Metodologias ativas, Tecnologia
Referências
ABREU, Rosane Albuquerque dos Santos. Desafios e conflitos no cotidiano da sala de aula. In: FREITAS, Maria Tereza de Assunção et. al. Cibercultura e formação de professores. Belo Horizonte: Autêntica editora, 2009.
ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Informática e formação de professores. ProInfo. v. 2. Secretaria de Educação a Distância. Brasília: Ministério da Educação, SEED, 2000.
BRASIL. Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 20 de dezembro de 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm. Acesso: 01/11/2017.
CASTELLS, Manuel. O poder da comunicação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.
DIESEL, Aline. BALDEZ, Alda Leila Santos. MARTINS, Silvana Neumann. Os princípios das metodologias ativas de ensino: uma abordagem teórica. Revista Thema, Pelotas - RS, v. 14, n. 1, pp.268-288, 2017.
FREITAS, Maria Tereza de Assunção. Et e tal. Cibercultura e formação de professores. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.
JENKINS, Henry. Cultura da convergência. Google Books, 2015. Acesso: 04/02/2017.
KENSKI, Vani Moreira. Novas tecnologias: o redimensionamento do espaço e do tempo e os impactos no trabalho docente. Revista Brasileira de Educação. n. 08, p. 58-71, mai./ago. 1998.
LIMA, John Paul Hempel. Saberes da Universidade: Metodologias Ativas. Anais do Fórum Metodologias Ativas META, 2015. Disponível em: http://www.pucsp.br/reunindo-saberes-da-universidade. Acesso: 15 jul. 2017.
MATTAR, João. Games em educação: como os nativos digitais aprendem. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.
MATO GROSSO DO SUL. Secretaria de Estado de Educação/MS (SED). Manual do Gestor Escolar. Campo Grande – MS, 2015.
MORAN, José Emanuel. Novas tecnologias e o re-encantamento do mundo. Revista Tecnologia Educacional, Rio de Janeiro, v. 23, n. 126, p. 24-26, Setembro-Outubro. 1995.
MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva. Ijuí/RS: Editora Inijuí, 2007.
NOGUEIRA, Makeliny O. G. LEAL, Daniela. Teorias de aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico. Curitiba: InterSaberes, 2015.
PIERRE, Lévy. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999. In: Google Books. Acesso: 27/02/2017.
PRENSKY, Mark. “Não me atrapalhe, mãe – estou aprendendo!”: como os videogames estão preparando os nossos filhos para o sucesso no século XXI - e como você pode ajudar! São Paulo: PHORTE, 2010.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis/RJ: Vozes. 2002.
TIC educação 2016. Apresentação dos principais resultados. Disponível em: http://www.cetic.br/media/analises/tic_educacao_2016_coletiva_de_imprensa.pdf. Acesso: 24/08/2017.
ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Informática e formação de professores. ProInfo. v. 2. Secretaria de Educação a Distância. Brasília: Ministério da Educação, SEED, 2000.
BRASIL. Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 20 de dezembro de 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm. Acesso: 01/11/2017.
CASTELLS, Manuel. O poder da comunicação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.
DIESEL, Aline. BALDEZ, Alda Leila Santos. MARTINS, Silvana Neumann. Os princípios das metodologias ativas de ensino: uma abordagem teórica. Revista Thema, Pelotas - RS, v. 14, n. 1, pp.268-288, 2017.
FREITAS, Maria Tereza de Assunção. Et e tal. Cibercultura e formação de professores. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.
JENKINS, Henry. Cultura da convergência. Google Books, 2015. Acesso: 04/02/2017.
KENSKI, Vani Moreira. Novas tecnologias: o redimensionamento do espaço e do tempo e os impactos no trabalho docente. Revista Brasileira de Educação. n. 08, p. 58-71, mai./ago. 1998.
LIMA, John Paul Hempel. Saberes da Universidade: Metodologias Ativas. Anais do Fórum Metodologias Ativas META, 2015. Disponível em: http://www.pucsp.br/reunindo-saberes-da-universidade. Acesso: 15 jul. 2017.
MATTAR, João. Games em educação: como os nativos digitais aprendem. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.
MATO GROSSO DO SUL. Secretaria de Estado de Educação/MS (SED). Manual do Gestor Escolar. Campo Grande – MS, 2015.
MORAN, José Emanuel. Novas tecnologias e o re-encantamento do mundo. Revista Tecnologia Educacional, Rio de Janeiro, v. 23, n. 126, p. 24-26, Setembro-Outubro. 1995.
MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva. Ijuí/RS: Editora Inijuí, 2007.
NOGUEIRA, Makeliny O. G. LEAL, Daniela. Teorias de aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico. Curitiba: InterSaberes, 2015.
PIERRE, Lévy. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999. In: Google Books. Acesso: 27/02/2017.
PRENSKY, Mark. “Não me atrapalhe, mãe – estou aprendendo!”: como os videogames estão preparando os nossos filhos para o sucesso no século XXI - e como você pode ajudar! São Paulo: PHORTE, 2010.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis/RJ: Vozes. 2002.
TIC educação 2016. Apresentação dos principais resultados. Disponível em: http://www.cetic.br/media/analises/tic_educacao_2016_coletiva_de_imprensa.pdf. Acesso: 24/08/2017.
Publicado
12/04/2018
Como Citar
ELEOTÉRIO, Valdênia Rodrigues Fernandes; OLIVEIRA, Adriana da Silva Ramos de; NASCIMENTO, Sulamita Barreto.
Prática Docente e Tecnologias Educacionais: um Estudo de Caso nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE (SEAD-CO), 2. , 2018, Campo Grande/MS.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2018
.
ISSN 2763-8995.
DOI: https://doi.org/10.5753/seadco.2018.14838.