Prática Docente e Tecnologias Educacionais: um Estudo de Caso nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

  • Valdênia Rodrigues Fernandes Eleotério UFMS
  • Adriana da Silva Ramos de Oliveira UCDB
  • Sulamita Barreto Nascimento UFMS

Resumo


O artigo tem como tema a prática docente e as tecnologias na educação. Apresenta reflexões de um Trabalho de Conclusão de Curso, o objetivo foi compreender as dificuldades dos professores em utilizar tecnologias como recurso pedagógico. É um estudo de caso, de natureza qualitativa, com metodologia de uma pesquisa bibliográfica/de campo. Os resultados revelam os desafios que os professores têm enfrentado nas escolas. Conclui-se que o tema necessita de debates, para que os professores possam desenvolver práticas ativas para despertar nos alunos, desde o início da formação escolar a consciência científica, o pensamento crítico e o princípio ético na tomada de decisões para que possam construir o conhecimento com significado.
Palavras-chave: Pratica docente, Metodologias ativas, Tecnologia

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Publicado
12/04/2018
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ELEOTÉRIO, Valdênia Rodrigues Fernandes; OLIVEIRA, Adriana da Silva Ramos de; NASCIMENTO, Sulamita Barreto. Prática Docente e Tecnologias Educacionais: um Estudo de Caso nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE (SEAD-CO), 2. , 2018, Campo Grande/MS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . ISSN 2763-8995. DOI: https://doi.org/10.5753/seadco.2018.14838.