Narrativas sobre Currículo e Tecnologias em Classes Hospitalares

Resumo


O artigo corresponde a reflexões de uma pesquisa de doutorado em andamento. O objetivo é apresentar narrativas sobre as práticas pedagógicas nos hospitais. Especificamente relatar sobre as necessidades de adaptações e flexibilizações curriculares para o ambiente hospitalar, apontar as possibilidades de utilização de tecnologias educacionais nesses espaços. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e de campo. Obteve-se como resultados que a pesquisa de campo possibilitou através do acesso aos documentos históricos conhecermos as práticas pedagógicas das classes hospitalares de Campo Grande/MS; que os espaços são equipados com tabletes, notebooks e que os professores fazem uso de tecnologias educacionais principalmente para atender aos que estão em leitos de isolamento.
Palavras-chave: Classes hospitalares, Currículo, Tecnologias

Referências

ALMEIDA, Maria Elizabeth B. de; SILVA, Maria da Graça Moreira da. Currículo, tecnologia e cultura digital: espaços e tempos de web currículo. Revista e-curriculum, São Paulo, v.7 n.1 Abril/2011. Disponível em: http://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum. Acesso em: 30 ago.2016.

BRASIL. Constituição (1988). Diário Oficial da União. Brasília, DF, 05 out. 1988.

_____, Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei Federal 8.069 de 13 de julho de 1990. São Paulo, 1995b.

______. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n.o 9394 de 20 de dezembro de 1996. Brasília: Imprensa Oficial, 1996.

______. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n.o 9394 de 20 de dezembro de 1996. Brasília: Imprensa Oficial, 1996.

BRASIL. Ministério da Educação. Classe hospitalar e atendimento pedagógico domiciliar: estratégias e orientações. / Secretaria de Educação Especial. Brasília: MEC; SEESP, 2002.

BRASIL. Ministério da Educação. Classe hospitalar e atendimento pedagógico domiciliar: estratégias e orientações. Secretaria de Educação Especial. Brasília: MEC; SEESP, 2002.

______. Ministério da Educação. Resolução CNE/CEB 2/2001 de 11 de setembro de 2001. Institui Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Diário Oficial da União, Brasília, 14 set. 2001. Seção 1E, p. 39-40.

______. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Adaptações Curriculares. Secretaria de Educação Especial. Brasília: MEC /SEF/SEESP, 1998. Disponível em: http://www.conteudoescola.com.br/pcn-esp.pdf. Acesso em: 05 nov. 2013.

BEHRENS, Marilda Aparecida. Caminhos da escolarização hospitalar para uma visão da complexidade. In: MATOS, Elizete Lúcia Moreira Matos (ORG.). Escolarização hospitalar: educação e saúde de mãos dadas para humaniza. Petrópolis/RJ: Vozes, 2009. p. 09-20.

BRUNER, Jerome S. Atos de significação. Porto Alegre, RS: Artes Médicas, 1997.

CASTRO. Marleisa Zanella de. Escolarização hospitalar: desafios e perspectivas. In: MATOS, Elizete Lúcia Moreira Matos (ORG.). Escolarização hospitalar: educação e saúde de mãos dadas para humaniza. Petrópolis/RJ: Vozes, 2009. p. 35-51.

CUNHA, Maria Isabel da. Conta-me agora!: as narrativas como alternativas pedagógicas na pesquisa e no ensino. Revista da Faculdade de Educação, v. 23, n. 1-2, 1997.

FREIRE, Paulo. Desafios da educação de adultos ante a nova reestruturação tecnológica. ______. In: Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Editora UNESP, 2000.

FERRER CERVERÓ, Virgínia. La crítica como narrativa de las crisis de formación. In: LARROSA, Jorge. Déjame que te cuente. Barcelona: Editorial Laertes, 1995.

GIBSON, David. Prefacio. In: MATTAR, João. Games em educação: como os nativos digitais aprendem. São Paulo: Pearson Printice Hall, 2010.

GONZÁLEZ, Eugenio; GONZÁLEZ, Crescenciana. Classes hospitalares. In: GONZÁLEZ, Eugenio (COORD.); ARRILLAGA, María... [et al.]. Necessidades educacionais específicas: intervenção psicoeducacional. (Trad. D. V. de Moraes). Porto Alegre: Artmed, p. 344-369, 2007.

OTA, Neiba Yukime; VASCONCELOS Marycleide. Da redação Neiba, fotos Marycleide. Inovações pedagógicas. Classes hospitalares. Ensino público chega aos hospitais. Educação do Estado promove a inclusão escolar de crianças submetidas a longos tratamentos de saúde. Jornal Folha do povo. Campo Grande, quinta-feira, 05 de julho de 2001, p. 4.

VIEGAS, Drauzio; LARANJEIRA, Marisa Silva. Brinquedoteca terapêutica no âmbito hospitalar. In: ASSUMPÇÃO JUNIOR, Francisco Baptista; KUCZYNNSKI, Everlin (ORG.). Qualidade de vida na infância e na adolescência: orientações para pediatra e profissionais da saúde mental. Porto Alegre: Artmed, 2010. p. 387-396.
Publicado
12/04/2018
OLIVEIRA, Adriana da Silva Ramos de; PANIAGO, Maria Cristina Lima. Narrativas sobre Currículo e Tecnologias em Classes Hospitalares. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE (SEAD-CO), 2. , 2018, Campo Grande/MS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . ISSN 2763-8995. DOI: https://doi.org/10.5753/seadco.2018.14842.