As TIC nas Práticas Pedagógicas e o Contexto Pandêmico Brasileiro
Resumo
Neste texto objetivamos refletir quanto ao uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no panorama educacional brasileiro, o que, apesar do avanço dos debates teóricos, parecia ficar mais circunscrito ao âmbito da EaD e elencar os desafios e as potencialidades para sua utilização em contexto nacional pós pandemia Covid-19. Metodologicamente, foi realizado levantamento bibliográfico, sendo consultados autores com estudos ligados à temática para fundamentação da discussão aqui empreendida. O resultado indica a importância de conceber as TIC como instrumento potencializador de práticas pedagógicas e estratégias de ensino-aprendizagem, na mesma proporção em que se requer dimensionar as dificuldades de acesso de parte dos estudantes, principalmente das diferentes etapas da educação básica, aqueles que ficaram à margem no período de recomendação de distanciamento social e realização das atividades remotamente, o que é um ponto de atenção fundamental no bojo da contemporaneidade, da cultura digital.
Palavras-chave:
TIC, Práticas pedagógicas, Educação, Pandemia Covid-19
Referências
ANJOS, Alexandre Martins dos; Silva, Danilo Garcia da. Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDIC) na Educação. Ministério da Educação. Universidade Aberta do Brasil, 2018.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei n° 9.394/1996. Brasília: Senado Federal, 1996.
CETIC.BR. TIC Educação 2020. 2021. Disponível em: https://cetic.br/pt/pesquisa/educacao/analises/. Acesso em: 17 mar. 2022.
FRANCO, Maria Amélia Santoro. Práticas pedagógicas nas múltiplas redes educativas. In: LIBÂNEO, José Carlos; ALVES, Nilda (Org.). Temas da Pedagogia: diálogos entre didática e currículo. São Paulo: Cortez, 2012. p. 169-188.
HOLSTON, James. Cidadania insurgente: disjunções da democracia e da modernidade no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.
MARCON, Karina. Inclusão e exclusão digital em contextos de pandemia: que educação estamos praticando e para quem? Criar Educação, Criciúma, v. 9, n.2, Edição Especial 2020.
MORAN, José Manuel; MASSETTO, Marcos T.; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediações pedagógicas. Campinas, SP: Papirus, 2013.
NOVAIS, Edcleide da Silva Pereira; MENDONÇA, Daélcio Ferreira Campos. Fora da escola não pode! busca ativa escolar na pandemia. Revista Latino-Americana de Estudos Científicos, v. 02, n.10, 2021.
ZUIN, Antonio A. S. O Plano Nacional de Educação e as Tecnologias da Informação e Comunicação. Educ. Soc., Campinas, v. 31, n. 112, p. 961-980, jul.-set. 2010.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei n° 9.394/1996. Brasília: Senado Federal, 1996.
CETIC.BR. TIC Educação 2020. 2021. Disponível em: https://cetic.br/pt/pesquisa/educacao/analises/. Acesso em: 17 mar. 2022.
FRANCO, Maria Amélia Santoro. Práticas pedagógicas nas múltiplas redes educativas. In: LIBÂNEO, José Carlos; ALVES, Nilda (Org.). Temas da Pedagogia: diálogos entre didática e currículo. São Paulo: Cortez, 2012. p. 169-188.
HOLSTON, James. Cidadania insurgente: disjunções da democracia e da modernidade no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.
MARCON, Karina. Inclusão e exclusão digital em contextos de pandemia: que educação estamos praticando e para quem? Criar Educação, Criciúma, v. 9, n.2, Edição Especial 2020.
MORAN, José Manuel; MASSETTO, Marcos T.; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediações pedagógicas. Campinas, SP: Papirus, 2013.
NOVAIS, Edcleide da Silva Pereira; MENDONÇA, Daélcio Ferreira Campos. Fora da escola não pode! busca ativa escolar na pandemia. Revista Latino-Americana de Estudos Científicos, v. 02, n.10, 2021.
ZUIN, Antonio A. S. O Plano Nacional de Educação e as Tecnologias da Informação e Comunicação. Educ. Soc., Campinas, v. 31, n. 112, p. 961-980, jul.-set. 2010.
Publicado
09/05/2022
Como Citar
TORRES, Pedro Amilton de Souza; CASAGRANDE, Ana Lara.
As TIC nas Práticas Pedagógicas e o Contexto Pandêmico Brasileiro. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE (SEAD-CO), 4. , 2022, Evento Online.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2022
.
ISSN 2763-8995.
DOI: https://doi.org/10.5753/seadco.2022.20367.