As TIC nas Práticas Pedagógicas e o Contexto Pandêmico Brasileiro

Resumo


Neste texto objetivamos refletir quanto ao uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no panorama educacional brasileiro, o que, apesar do avanço dos debates teóricos, parecia ficar mais circunscrito ao âmbito da EaD e elencar os desafios e as potencialidades para sua utilização em contexto nacional pós pandemia Covid-19. Metodologicamente, foi realizado levantamento bibliográfico, sendo consultados autores com estudos ligados à temática para fundamentação da discussão aqui empreendida. O resultado indica a importância de conceber as TIC como instrumento potencializador de práticas pedagógicas e estratégias de ensino-aprendizagem, na mesma proporção em que se requer dimensionar as dificuldades de acesso de parte dos estudantes, principalmente das diferentes etapas da educação básica, aqueles que ficaram à margem no período de recomendação de distanciamento social e realização das atividades remotamente, o que é um ponto de atenção fundamental no bojo da contemporaneidade, da cultura digital.
Palavras-chave: TIC, Práticas pedagógicas, Educação, Pandemia Covid-19

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Publicado
09/05/2022
TORRES, Pedro Amilton de Souza; CASAGRANDE, Ana Lara. As TIC nas Práticas Pedagógicas e o Contexto Pandêmico Brasileiro. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE (SEAD-CO), 4. , 2022, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . ISSN 2763-8995. DOI: https://doi.org/10.5753/seadco.2022.20367.