Representações sobre o Agir Profissional do Tutor da EaD no Estado da Arte no Brasil à Luz do ISD

Resumo


Empreendemos esta reflexão para identificar o agir do tutor em Educação a Distância (EaD), especificamente o vinculado à Universidade Aberta do Brasil (UAB), nas representações construídas sobre seu trabalho no estado da arte relativo a seu papel nos últimos dez anos no Brasil. A metodologia utilizada é a compreensiva/interpretativa, inspirada no Interacionismo Socio-Discursivo (ISD) (BRONCKART, 2008), e por meio desse escopo teórico buscamos caracterizar, na produção científica encontrada, o gênero de atividade profissional do trabalho do tutor da EaD. Essa reflexão nos leva a entender: a) a representação do agir dos tutores a distância da EaD como profissionais cientes de sua relevância e das prescrições para sua função; b) que o papel do tutor, ainda em construção em seu métier profissional, é imprescindível na atual configuração da EaD em nosso país; c) a necessidade de políticas públicas direcionadas a esse professor/mediador, visto é um dos maiores responsáveis pelo ensino e aprendizagem na modalidade de ensino a distância no Brasil.

Palavras-chave: Tutor a distância da UAB, ISD, Estado da Arte, Representações, EaD

Referências

ARAÚJO, Gerthrudes Helena Cavalcanti. Normalizar para agir ou agir para normalizar?: movimentos para uma compreensão do agir docente a distância. Tese (Doutorado em Linguística). Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2020, 141f.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Decreto no 5.622, de 19 de dezembro de 2005. Regulamenta o Art. 80 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da Educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 20 dez. 2005a

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Decreto no 5.800/2006. Dispõe sobre o sistema universidade aberta do Brasil. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 9 jun. 2006.

BRONCKART, Jean-Paul. Atividade de linguagem, discurso e desenvolvimento humano.

MACHADO, A. R.; MATENCIO, M. L. M (Orgs. e Trad.). Campinas/SP: Mercado de Letras, 2006.

BRONCKART, Jean-Paul. O agir nos discursos: das concepções teóricas às concepções dos trabalhadores. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2008.

BRONCKART, Jean-Paul; MACHADO, Anna Rachel; MATENCIO, Maria de Lourdes (Orgs.). Atividade de linguagem, discurso e desenvolvimento humano. Mercado de Letras, SP, 2009.

CORRÊA, Ygor. O agir linguageiro na perspectiva dos sistemas adaptativos complexos em ambiente virtual de aprendizagem em EaD. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) – Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2012, 117f.

FERREIRA, Telma Sueli Farias. Representações sobre o agir: caminhos para a compreensão do papel da tutoria na EAD. Dissertação (Mestrado em Linguística). Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, CE, 2011, 177f.

MORAIS, Francineide Ferreira. O agir docente no/sobre o material impresso da EaD: o ofício do professor-autor. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2016, 194f.

NELO, Maria Jaberlânia Silva. O agir de tutores na EaD: “minha experiência na tutoria me permite dizer...”. Dissertação (Mestrado em Linguística). Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2017, 136f.

OLIVEIRA, Elsa Guimarães. Educação a distância na transição paradigmática. Campinas, SP: Papirus, 2003 (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico).

RAINHA, Talita Tardivo. A concepção de autonomia em Educação a Distância: princípios e contradições. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Estadual de Maringá, Maringá, junho de 2014, 155f.

SANTOS, Annie Rose. O agir pela linguagem nas práticas formativas do tutor da educação a distância. 2015. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2015, 304f.

VITORINO, Miqueia Santos. As interações no diário de aprendizagem do curso de Letras da UFPB Virtual: uma leitura interacionista sociodiscursiva. Dissertação (Mestrado em Linguística). Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2012, 123f.
Publicado
09/05/2022
Como Citar

Selecione um Formato
SANTOS, Annie Rose dos. Representações sobre o Agir Profissional do Tutor da EaD no Estado da Arte no Brasil à Luz do ISD. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE (SEAD-CO), 4. , 2022, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . ISSN 2763-8995. DOI: https://doi.org/10.5753/seadco.2022.20368.