Qualidade da EaD: Textos Políticos e suas Descontinuidades

Resumo


Este artigo tem por objetivo ponderar acerca das relações constituídas entre parâmetros de qualidade educacional do ensino superior a distância e os sistemas de regulação e avaliação do mesmo. Após a normatização da Educação a Distância pela LDB (Lei 9.394/1996), questões acerca da sua qualidade têm ocupado amplo espaço nas discussões sobre a educação nesta modalidade e têm se materializado na forma de documentos norteadores. Além das políticas avaliativas e regulatórias, a própria prática desta educação tem reiterado seu compromisso com os parâmetros propostos por documentos como os Referenciais de Qualidade para Educação Superior a Distância. Em nossas considerações finais, apresentamos dados que demonstram haver uma descontinuidade nos textos políticos publicados em nosso país e que versam sobre a qualidade da EaD.

Palavras-chave: EaD, Qualidade, Referenciais de Qualidade para Educação Superior a Distância, Ensino Superior

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Publicado
09/05/2022
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OLIVEIRA, Dayane Horwat Imbriani de; SANTOS, Ana Paula de Souza; SILVA, Thais Rosana Leite da; COSTA, Maria Luisa Furlan. Qualidade da EaD: Textos Políticos e suas Descontinuidades. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE (SEAD-CO), 4. , 2022, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . ISSN 2763-8995. DOI: https://doi.org/10.5753/seadco.2022.20370.