Dados do Observatório Educação Vigiada e o Capitalismo de Vigilância: um Alerta para a EaD?

Resumo


Este texto apresenta o cenário de utilização de serviços das grandes empresas da web, como a Google e Microsoft, por Instituições Públicas de Ensino Superior do Brasil, a partir de dados consolidados da pesquisa realizada pelo Observatório Educação Vigiada. Assim sendo, tem como aporte metodológico a abordagem qualitativa e o estudo exploratório, como forma de examinar e entender essa conjuntura que, porventura, reverbera no fenômeno titulado de capitalismo de vigilância. Como resultado, o mapeamento do Observatório Educação Vigiada demonstra que as instituições brasileiras de ensino público superior, vem adotando os serviços dessas corporações (79,17%), em contraponto a um número diminuto que ainda utilizam opostas soluções tecnológicas (20,83%). Esses percentuais indicam preocupação e cautela no tocante aos cursos a distância do setor público, tendo em vista a propensão de serem subsumidos nessa lógica da cultura e do capitalismo de vigilância.

Palavras-chave: Capitalismo de Vigilância, Educação a Distância, Observatório Educação Vigiada

Referências

CUPANI, Alberto. Filosofia da tecnologia: um convite. Florianópolis: Editora da UFSC, 2016.

DENZIN, Norman. K.; LINCOLN, Yvonna. S. O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.

LYON, David. Cultura da Vigilância: envolvimento, exposição e ética na modernidade digital. In: BRUNO, Fernanda; CARDOSO, Bruno; KANASHIRO, Marta; GUILHON, Luciana; MELGAÇO, Lucas (Orgs.). Tecnopolíticas da Vigilância: perspectivas da margem. Tradução Heloísa Cardoso Mourão. São Paulo: Boitempo, 2018.

MOROZOV, Evegeny. Big Tech – a ascensão dos dados e a morte da política. Tradução de Claudio Marcondes. São Paulo: Ubu Editora, 2018.

O’NEIL, Cathy. Algoritmos de destruição em massa: como a big data aumenta a desigualdade e ameaça à democracia. Santo André, SP: Editora Rua do Sabão, 2020.

SEVERINO, Antônio. José. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. rev. e atual. São Paulo: Cortez, 2007.

ZUBOFF, Shoshana. Big other: surveillance capitalism and the prospects of an information civilization. Journal of Information Technology (2015) 30, 75–89. Disponível em: https://cryptome.org/2015/07/big-other.pdf Acesso em: 28 mar. 2022.
Publicado
09/05/2022
ANJOS, Rosana Abutakka Vasconcelos dos; ALONSO, Katia Morosov. Dados do Observatório Educação Vigiada e o Capitalismo de Vigilância: um Alerta para a EaD?. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE (SEAD-CO), 4. , 2022, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . ISSN 2763-8995. DOI: https://doi.org/10.5753/seadco.2022.20372.