Qualidade e Inovação em Questão: a Visão de Docentes que Atuam na EaD da PUC Goiás
Resumo
Este estudo visa refletir sobre qualidade e inovação na oferta de cursos na modalidade de educação a distância (EaD). É parte de uma pesquisa interinstitucional da região Centro-Oeste, da qual participa a Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás). O objetivo geral é abordar a compreensão de qualidade e inovação presentes nas instituições de ensino superior na região Centro-Oeste, de modo especial a contribuição da PUC Goiás enquanto participante nesta pesquisa. A metodologia adotada teve a abordagem qualitativa de coleta de dados, do tipo bibliográfica, documental, de estudos de casos múltiplos de natureza empírica para comparação das percepções de diversos atores envolvidos com a EaD. Os resultados permitiram conhecer a visão dos sujeitos da pesquisa sobre qualidade e inovação e proporcionou o aprimoramento de questões relativas aos indicadores presentes no processo educacional na busca constante de uma educação como prática social. Constatou-se também que os dados coletados são de grande relevância, pois subsidiarão o planejamento da formação continuada de gestores e docentes acadêmicos da PUC Goiás, tendo como viés a concepção de qualidade e inovação na modalidade a distância.
Referências
BOGDAN, R. O.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Ed. Porto, 1994.
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS. Plano de Desenvolvimento Institucional. Aprovada Resolução n. 002/2021-COU. PUC Goiás, 2021.
______. Política de Educação a Distância. Aprovada pela Resolução 44/2018 CEPE. PUC Goiás, 2018 (Série Gestão Universitária).
ROZADOS, H. B. F. O uso da técnica Delphi como alternativa metodológica para a área da Ciência da Informação. Revista Em Questão, v. 21, n. 3, 2015. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/download/58422/36043. Acesso em: 10 jun. 2018.
SILVA, Maria Abádia da. Qualidade social da educação pública: algumas aproximações. Caderno Cedes, Campinas, v. 29, n. 78, p. 216-226, maio/ago. 2009.