Pesquisas e Panorama sobre a Relação Educação Aberta, Flexível e a Distância
Resumo
A educação a distância tem sido um campo em expansão na educação superior brasileira e atrelada a ela, principalmente após a pandemia da Covid-19, um descompasso entre diferentes nomenclaturas utilizadas para o uso das tecnologias na educação e suas relações com a modalidade. Sendo assim, este estudo tem por objetivo realizar levantamento bibliográfico acerca dos conceitos e concepções de educação aberta, flexível e sua relação com a educação a distância em repositórios de artigos científicos, nacionais e internacionais. Para isso, foi realizado levantamento bibliográfico, nos repositórios Education Resources Information Center (Eric), na Biblioteca Eletrônica Científica On-line (Scielo) e no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Observa-se que tanto educação aberta quanto flexível se associam à EaD, porém a educação aberta é mais explorada nos trabalhos publicados no Brasil do que a educação flexível (mais explorada internacionalmente), porém ambas são discutidas na perspectiva da democratização do acesso e do desenvolvimento social.
Referências
CAPES. Missão e objetivos: o Portal de Periódicos da Capes. [Brasília]; Disponível em: [link]. Acesso em: 24 mar. 2022.
DAL FORNO, Josiane Pozzatti; KNOLL, Graziela Frainer. Os MOOCs no mundo: um levantamento de cursos online abertos massivos. Nuances: estudos sobre Educação, v. 24, n. 3, p. 178-194, 2013. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/2705. Acesso em: 04 abr. 2022
GIL, Antônio Carlos. Como Elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo, SP: Atlas, 2010. p. 10 e 37.
NAIDU, S.; ROBERTS, K. J. Future Proofing Higher Education in the Pacific with Open and Flexible Learning. Journal of Learning for Development, v5, n3, p.280- 295, 2018. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1197516.pdf. Acesso em: 22 fev. 2022.
OSSIANNILSSON, Ebba. Ecologies of Openness: Reformations through Open Pedagogy. Asian Journal of Distance Education, v. 13, n. 2, p. 103-119, 2018. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1315604.pdf. Acesso em: 23 fev. 2022.
PACKER, Abel Laerte et al. SciELO: uma metodologia para publicação eletrônica. Ciência da informação, v. 27, n. 2, p. nd-nd, 1998. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ci/a/XhRCDr87m5VTswK5WtNdYzL/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 08 abr. 2022.
PITON, Nathalia Nicolau; MACHADO, Cristiane. Clima escolar: mapeamento e análise de artigos científicos constantes no portal de periódicos CAPES. Revista @mbienteeducação, v. 12, n. 1, p. 50-67, 2019. Disponível em: https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/700. Acesso em: 08 abr. 2022.
SAKS, Flávia do Canto. Busca booleana: teoria e prática. Curitiba, 2005. Disponível em: [link]. Acesso em: 08 abr. 2022.