Pesquisas e Panorama sobre a Relação Educação Aberta, Flexível e a Distância

Resumo


A educação a distância tem sido um campo em expansão na educação superior brasileira e atrelada a ela, principalmente após a pandemia da Covid-19, um descompasso entre diferentes nomenclaturas utilizadas para o uso das tecnologias na educação e suas relações com a modalidade. Sendo assim, este estudo tem por objetivo realizar levantamento bibliográfico acerca dos conceitos e concepções de educação aberta, flexível e sua relação com a educação a distância em repositórios de artigos científicos, nacionais e internacionais. Para isso, foi realizado levantamento bibliográfico, nos repositórios Education Resources Information Center (Eric), na Biblioteca Eletrônica Científica On-line (Scielo) e no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Observa-se que tanto educação aberta quanto flexível se associam à EaD, porém a educação aberta é mais explorada nos trabalhos publicados no Brasil do que a educação flexível (mais explorada internacionalmente), porém ambas são discutidas na perspectiva da democratização do acesso e do desenvolvimento social.

Palavras-chave: Educação aberta, Educação flexível, Educação a distância, Levantamento

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Publicado
09/05/2022
BARBOSA, Danielly Maciel; BERNARDES, Gisele Gomes Avelar; LIMA, Daniela da Costa Britto Pereira. Pesquisas e Panorama sobre a Relação Educação Aberta, Flexível e a Distância. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 4. , 2022, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . ISSN 2763-8995. DOI: https://doi.org/10.5753/seadco.2022.20375.