Ressignificando a EaD no Ensino Remoto Emergencial: Relato de Experiência da Universidade do Estado de Minas Gerais

Resumo


Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência da Universidade do Estado de Minas Gerais durante o movimento de adaptação dos seus cursos presenciais para o ensino remoto durante a pandemia de Covid-19, fato que forçou as instituições educacionais a se adaptarem e se utilizarem das TDICs para manter a oferta dos seus cursos. No caso da UEMG, a Coordenadoria de Ensino a Distância teve papel de protagonista porque foi a responsável pelo suporte técnico e pedagógico através da gestão das atividades na Plataforma AVA/Moodle , além de dar continuidade à gestão dos cursos de graduação, pós-graduação e extensão ofertados na EaD, optou-se pela diferenciação conceitual entre modalidade a distância e ensino remoto emergencial, apesar de ter pontos em comum como as ferramentas tecnológicas utilizadas e o distanciamento físico no processo ensino e aprendizagem.

Palavras-chave: Ensino Superior, Ensino Remoto Emergencial, EaD, Pandemia Covid-19

Referências

ARRUDA, Eucídio Pimenta. Educação Remota Emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. Em Rede, Porto Alegre v.7, n. 1, 2020. p. 257-275.

BEHAR, P. A. O Ensino Remoto Emergencial e a Educação a Distância. UFGS, 2020. Disponível em [link]. Acesso em 05 de abril de 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Parecer CNE/CP nº 5/2020. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/>. Acesso em 31 de março de 2022.

LOPES, B. E. M.; BRANCO, J. C. S.; ARAÚJO, P. C. Educação A Distância, Ensino Hibrido E Ensino Remoto: Explicitando Conceitos Em Tempos De Pandemia Covid-19. In CARVALHO et.al. (Orgs.). Políticas Públicas: Processos Educativos em Tempos de Pandemia e Isolamento Social. 2020. Disponível em [link]. Acesso em 02 de abril de 2022.

UEMG. https://www.uemg.br

VELOSO, B.; MILL, D. Educação a Distância e Ensino Remoto: oposição pelo vértice. 2022. Disponível em [link].
Publicado
09/05/2022
Como Citar

Selecione um Formato
ARAÚJO, Patrícia Maria Caetano de; FAGUNDES, Alan Cordeiro; SOUZA, Herbert Glauco de; VIEIRA, Susy Darley Aparecida. Ressignificando a EaD no Ensino Remoto Emergencial: Relato de Experiência da Universidade do Estado de Minas Gerais. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE (SEAD-CO), 4. , 2022, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . ISSN 2763-8995. DOI: https://doi.org/10.5753/seadco.2022.20377.