A Caixa de Pandora em Tempos de Cibercultura: uma RSL acerca de Produções Acadêmicas da Plataforma Wattpad enquanto Rede Social de Literatura On-line
Resumo
Este texto apresenta resultados de uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL) sobre produções acadêmicas realizadas entre os anos de 2015 e 2021 e disponibilizadas em bases de dados públicas, sistema de indexadores, motores de buscas e que tomaram uma rede social de literatura on-line como campo empírico e que compõe parte de pesquisa de doutorado em andamento. O propósito desta investigação foi realizar um estado do conhecimento capaz de verificar por qual perspectiva a plataforma Wattpad estava sendo tomada como objeto investigativo e identificar quais áreas de conhecimentos e temáticas eram contempladas. Constatou-se que os trabalhos buscaram descobrir quais eram os impactos do uso da plataforma no processo de ensino e aprendizagem em práticas de leitura e escrita colaborativa por jovens, a leitura de literatura da cultura geek motivada pelo engajamento juvenil em comunidades on-line de fãs e o uso dos artefatos tecnológicos ainda sob a perspectiva do didatismo pedagógico.
Referências
COELHO, P.M; COSTA, M.R; SANTOS, R.O. Educação, tecnologia e indústria criativa: um estudo de caso do Wattpad. Cadernos de Pesquisa.Vol.49, n.173,julho/set. São Paulo, 2019. Disponível em: [link]. Acesso em 20 de abril de 2021.
COSTA,M.R.M; COELHO,P.M.F; TAVARES,S.M.N. Potencialidades educacionais do Wattpad: problematizando o conceito de cronotopo. Revista Práxis Educativa,Vol15,n.32,2020. https://www.redalyc.org/jatsRepo/894/89462860008/html/index.html. Acesso em 21 de abril 2021.
CHIEREGATTI, A.A. Mídium e gestão dos espaços canônico e associado nas plataformas colaborativas Wattpad e Widbook. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) 241f.Universidade Federal de São Carlos- UFSCAR,2018.
FERREIRA, N. A. Papo entre escritores online: leitura e autoria no Wattpad. Dissertação (Mestrado em Literatura),131f. Universidade de Brasília-UNB, 2019.
GARCIA-ROCA, A. Jóvenes escritores enlared: um estúdio exploratorio sobre perfiles de Wattpad.Revista.uclm.es.Vol.18,n.3,p-18-28,2019. Disponível: https://revista.uclm.es/index.php/ocnos/issue/view/178. Acesso em: 20 de abril de 2021.
GARCIA-ROCA, A; MANUEL DE-AMO, J. Young writers on the web: an exploratory study on Wattpad profiles. OCNOS-Revista de Estudios sobre Lectura.Vol.18,n.3,2019. Disponível: [link]. Acesso em 23 de abril de 2021.
GONÇALVES, J.A. Literatura na rede: os processos de escrita literária no Wattpad. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Literatura). Universidade Estadual da Bahia -UNEB,2019. Disponível: http://hdl.handle.net/20.500.11896/1411. Acesso em: 21 de abril de 2021.
GUEDES, H.F. Retextualização multimodal: construindo songfics através do aplicativo Wattpad. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras), 150f, Universidade Estadual do Rio Grande do Norte,2018.
HERRERO, A. Wattpad cambia el sector del libro. Trabalho conclusão de curso (Ciências Econômicas e Empresarias). Universidad de León,2019. Disponível: [link]. Acesso em: 21 de abril de 2021.
KITCHENHAM, B. Procedures for performing systematic reviews. Recuperado de http://www.inf.usfc.br/aldo.vw/kitchenham.pdf. Acesso em maio de 2021.
MARTINS, A.V; DAMACENO, J. Cultura Participativa de fã na internet: canais para interação e produção de fandoms. Atuará Revista Pan-Amazônica de comunicação, v.4,n.2,2020.
MURRAY, J. H. Hamlet no Holodeck: o futuro da narrativa no ciberespaço. São Paulo: Itaú Cultural: Unesp, 2003.
MUYAZAKI, A.L; KIRCHOF, E.R. A plataforma de autopublicação e o circuito da cultura: o caso A Barraca do Beijo. Revista FronteiraZ, n.25, Dez,2020.
OLIVEIRA, A.C. As crônicas de Nárnia: um projeto de escrita de fanfiction em aplicativo de leitura e mídia social. Dissertação (Mestrado em Letras), 182f, Universidade Federal do Tocantins-UFT,2020.
RETIZ SOLIER, Y.A. Comunidades Virtuales: escritores y lectores de fanfictions de anime em la Peru. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação),21f. Universidad San Ignácio de Loyola- Peru,2018.
SANTAELLA, L. Comunicação ubíqua: repercussões na cultura e na educação. São Paulo: Paulus, 2013.
SAMPAIO, R.; MANCINI, M. Estudos de revisão sistemática: um guia para síntese criteriosa da evidência científica. Revista Brasileira de Fisioterapia, v.11, n.1, p. 83- 89, fev.2007.
PETTICREW, M., ; ROBERTS, J.D. Systematicreviews in the social sciences: a practicalguide. Oxford, Ingland: Blackell, 2006.
VIDAL, G.N. O uso do aplicativo Wattpad para o ensino da arte: pintura de paisagem com araucárias. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação e Novas Tecnologias), 150f, Centro Universitário Internacional-UNINTER, 2020.